terça-feira, 30 de junho de 2020

Hoje é lançada uma biografia política de Amália Rodrigues

A Dom Quixote publica hoje Amália – Ditadura e Revolução (a História Secreta), uma investigação do jornalista Miguel Carvalho, que começou nas páginas da revista Visão, e atravessa dois regimes, vários continentes, e reúne perto de uma centena de entrevistas e depoimentos exclusivos para fazer um retrato político do século XX português através do percurso da “diva do fado”.
A obra, editada no centenário de nascimento da fadista, inclui fotos e testemunhos inéditos de Amália Rodrigues e de personalidades que com ela conviveram.

Amália – Ditadura e Revolução (a História Secreta) procura perceber quem foi realmente Amália Rodrigues? Como se relacionou com o Estado Novo e sobreviveu à admiração por Salazar? Como enfrentou a pobreza, seduziu a aristocracia e os intelectuais? Como ajudou presos políticos, cantou poetas proibidos, colaborou com antifascistas e financiou clandestinamente a oposição e o PCP? Como sobreviveu aos boatos, ataques e tentativas de silenciamento no pós-revolução? Como é que os políticos, os músicos, os poetas, a ditadura e a democracia lidaram com a maior cantora portuguesa de sempre?

1 comentário:

Fátima Penedo disse...

Grata por tão excelente partilha, fiquei super curiosa por poder ler e absorver toda a história deste livro <3