sábado, 13 de junho de 2020

«Quando os Bispos se Reúnem» é uma das muitas novidades do Grupo Almedina

Livros com as chancelas da Almedina, Edições 70, Actual e Minotauro vão estar em destaque nas livrarias. Estes são alguns lançamentos do Grupo Almedina para os meses de Junho e Julho.

Na ficção, uma das grandes apostas é o livro de estreia de Stuart Turton, que veio revolucionar o género policial. As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle é uma obra premiada, traduzida em 28 línguas, «um misto extraordinário da icónica Agatha Christie e Black Mirror, que junta com mestria os elementos de intriga do policial de mistério clássico comum».
33 Cartas de Montmartre é uma ode ao amor, a Paris e à amizade. Este romance do francês Nicolas Barreau, que chega a Portugal com o cunho da Minotauro, «é uma carta de amor aos leitores e a todos os que acreditam no poder da palavra escrita».
Após Uma Magia Mais Escura e Um Encontro de Sombras, o tão esperado terceiro volume da trilogia bestseller do New York Times «Sombras de Magia» já chegou às livrarias.

Na não-ficção, chegam livros sobre Economia, Finanças, Política, a história da Igreja, a revolução do trabalho, entre outros temas.

Lar Doce Lar e Quero uma Mãe-robô são os títulos infanto-juvenis que a Minotauro escolheu lançar nestes dois meses. Estas obras abordam os conceitos de hospitalidade, solidariedade, amizade e cumprimento de regras.

Referir que a grande surpresa literária no próximo mês, será a publicação da tão aguardada autobiografia de Woody Allen: A Propósito de Nada.
As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle, de Stuart Turton
O que começa como uma celebração termina em tragédia. Os Hardcastle organizaram uma festa em Blackheath, a sua casa de campo, para anunciar o noivado da filha Evelyn. No final da noite, quando fogos de artifício explodem no céu, a jovem é morta.
Mas Evelyn não vai morrer uma vez. Até que Aiden Bishop, um dos convidados, não resolva o seu assassinato, o dia vai repetir-se constantemente, sempre com o mesmo final triste.
A única maneira de quebrar este ciclo é identificar o assassino. Sempre que o dia fatídico recomeça, Aiden acorda no corpo de um convidado diferente. E alguém está determinado a impedir Aiden de escapar de Blackheath.
33 Cartas de Montmartre, de Nicolas Barreau
Julien Azoulay é escritor, com obra aclamada internacionalmente. Porém, quando perde a mulher de forma prematura, deixa de acreditar no amor, perde a fé no lado mais feliz da vida − e com ela sua capacidade de escrever. Antes de morrer, Hélène faz o marido prometer-lhe que lhe escreveria 33 cartas, uma por cada ano da sua vida. Para seu espanto, Julien dá-se conta de que esta «correspondência», que deixa numa gaveta secreta na campa da mulher, no cemitério de Montmartre, acaba por ser o seu único conforto na perda.. Até que um dia descobre que as cartas desapareceram e, no lugar destas, vai encontrando algumas pistas: um coração de pedra, um poema, um raminho de miosótis… O que Julien não sabe é que alguém o observa. Alguém que lê as cartas e que o quer ajudar. Alguém que se apaixonou por ele.

Uma Invocação da Luz, de V. E. Schwab
À medida que a escuridão varre o Império Maresh, o equilíbrio de poder outrora precário entre as quatro Londres atinge seu ponto de rutura.
Na esteira da tragédia, Kell - assumido como o último Antari sobrevivente - começa a oscilar sob a pressão de lealdades concorrentes. Lila Bard, antes uma ladra comum - mas nunca vulgar -, sobreviveu e floresceu através de uma série de provações mágicas. Mas agora deve aprender a controlar a magia, antes que ela a mate.
Um inimigo antigo volta para reivindicar uma cidade, enquanto um herói caído tenta salvar um reino em decomposição. Enquanto isso, o desacreditado Capitão Alucard Emery recolhe sua tripulação, tentando uma corrida contra o tempo para conseguir o impossível.
A Semana de 4 dias, de Andrew Barnes e Stephanie Jones
Num dia de trabalho de oito horas, a produtividade dos trabalhadores é, no máximo, duas horas e meia. Andrew Barnes, gestor e responsável por uma equipa de 240 pessoas na Perpetual Guardian, ficou chocado com a revelação - a produtividade numa semana de cinco dias é, praticamente igual, à de uma semana de quatro dias!
Com a semente instalada, o gestor fez o teste: será possível trabalhar menos para ser mais produtivo? Este livro dá a resposta.
Os desafios, descobertas e entraves do gestor que iniciou a revolução do trabalho flexível. E como a revolução do trabalho já está a mudar trabalhadores e empresas. 

Boa Economia para Tempos Difíceis, de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo
Neste livro revolucionário, os economistas premiados com o Nobel Abhijit V Banerjee e Esther Duflo mostram como a economia, quando bem aplicada, pode ajudar a resolver os problemas sociais e políticos mais delicados dos nossos dias. Desde a imigração à desigualdade, da desaceleração do crescimento à urgência da crise climática. As ferramentas estão à nossa vista, embora muitas vezes a ideologia política nos cegue.
Original, provocante e urgente, Boa Economia para tempos difíceis oferece o novo pensamento económico de que precisamos.

O Dinheiro ou a Vida, de Vicki Robin
O grande objetivo deste programa de nove passos é transformar a relação do leitor com o dinheiro e dar-lhe a desejada independência financeira. Asseguramos, funciona. Este livro vai libertá-lo para que possa ter tempo para uma vida com mais alegria, mais liberdade e mais significado. O que significa transformar a sua relação com o dinheiro? Não significa ganhar mais ou menos dinheiro; mas sim saber quanto é suficiente para ter a vida que deseja, agora e no futuro. O que significa independência financeira? No limite, é deixar de trabalhar por dinheiro.

A nova direita anti-sistema em Portugal – o caso do Chega, de Riccardo Marci
As últimas eleições legislativas, que ditaram a eleição de um deputado do Chega, terão marcado o fim da imunidade portuguesa à extrema-direita? Este livro, de cariz divulgativo e assumidamente isento, traça as linhas gerais do que são os movimentos nacionalistas, populistas, de extrema direita e direita radical, definindo-os e fixando os conceitos, para depois descrever o contexto português, nomeadamente o partido Chega. Explica a fundação do partido, apresenta os seus fundadores e quadros, e, claro, a indissociável figura de André Ventura. Aponta, ainda, o caminho a trilhar por esta nova força política, os objetivos a que se propõe o partido e possíveis consequências no panorama político e no contexto nacional.

Quando os Bispos se Reúnem, de John W. O’Malley
Os concílios católicos são reuniões dos mais elevados representantes da Igreja. Nesta comparação sem precedentes dos três concílios da era moderna, John O’Malley percorre mais de 450 anos de história e examina as preocupações mais insistentes dos concílios: questões de missão, poder e relevância num mundo em constante evolução. Ao oferecer perspetivas novas, radicais e até perturbadoras sobre estas assembleias, Quando os Bispos se Reúnem é uma análise da evolução da própria Igreja.

Sem comentários: