sábado, 1 de agosto de 2020

Novos romances de escritoras como Judith McNaught e Catherine Bybee

10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho é o título - já à venda - do novo livro da romancista turco-britânica Elif Shafak, autora de A Bastarda de Istambul, A Cidade nos Confins do Céu e Três Filhas de Eva. Com a chancela Editorial Presença, este é um romance «extremamente comovente (The Sunday Times) e uma verdadeira «carta de amor a Istambul (The Economist).
No primeiro minuto que se seguiu à sua morte, a consciência de Leila Tequila começou a abrandar, lenta e firmemente, como uma maré a recuar para a costa. As suas células cerebrais, tendo ficado sem sangue, estavam agora completamente privadas de oxigénio. Mas ainda não se tinham desligado. Não de imediato. Uma última reserva de energia ativara inúmeros neurónios, ligando-os como se fosse a primeira vez. Embora o coração tivesse parado de bater, o cérebro estava a resistir, um combatente até ao fim...
Para Leila, cada minuto após a sua morte traz consigo uma recordação sensual: o sabor do guisado da cabra sacrificada pelo pai, para celebrar o nascimento de um filho há muito esperado; a visão de panelões borbulhantes com uma mistura de limão e açúcar, que as mulheres usam para depilarem as pernas, enquanto os homens se encontram na mesquita; o aroma a café de cardamomo que Leila partilha com o estudante atraente, no bordel onde trabalha. Cada recordação também traz consigo os amigos que fez em cada momento importante da sua vida - amigos que agora estão desesperados para a tentar encontrar...

De Judith McNaught, com mais de 10 obras já traduzidas para português, a ASA lançou recentemente Ao Cair da Noite, que consolida o estatuto desta escritora americana como uma das melhores contadoras de histórias dos nossos dias.
Sloan Reynolds tem uma vida pacata numa pequena vila na Flórida. Abandonada trinta anos antes pelo pai e pela irmã, o seu mundo não podia ser mais diferente do glamour de Palm Beach, de onde agora lhe enviam um inesperado convite para se juntar a eles. Embora se sinta inclinada a recusar, Sloan percebe que está na hora de conhecer verdadeiramente a família, para o melhor e o pior…
Tudo corre na perfeição até ao momento em que conhece o sedutor Noah Maitland e fica pela primeira vez dividida entre desejo e dever. Mas os seus problemas estão apenas a começar. Quando é confrontada com uma acusação infame, Sloan terá de recorrer a todas as suas forças para conseguir descobrir a verdade e salvar o seu coração…

Consegue imaginar como aprende a falar uma filha de pai e mãe surdos? Esta é a premissa de «uma história de uma educação sentimental contemporânea, desorientada pelo passado e pela consciência das diferenças físicas, das distinções sociais, da pertença a um lugar.» Sempre Estrangeira é o primeiro livro da escritora e tradutora Claudia Durastanti a chegar a Portugal, com o cunho Dom Quixote. Já encontra-se nos escaparates das livrarias.
Quando tudo cai, permanece, indomável, o amor.
A primeira pergunta que lhe fazem sempre é como aprendeu a falar e, logo a seguir, em que língua sonha. Filha de pai e mãe surdos que se separaram pouco depois de terem os filhos, a protagonista deste livro viveu uma infância verdadeiramente febril, sempre a andar de um lado para o outro - de Brooklyn, em Nova Iorque, para Basilicata, uma aldeiazinha em Itália - e da mãe para o pai; mas, tal como uma planta obstinada, foi capaz de criar raízes em todo o lado e, já adulta, acabou por replicar este comportamento migratório, fosse por causa dos estudos, da emancipação, do inescapável amor.

Com tradução de Ana Saragoça, a 5 de Agosto, pela Marcador, nas livrarias chegará um tríler cheio de reviravoltas. Com mais de trinta bestsellers publicados, Lisa Jackson é perita em desafiar a sanidade dos leitores. Paranoia é o seu primeiro livro editado em português.
Em Edgewater, Oregon, alguns residentes pensam que, vinte anos antes, Rachel Gaston se safou depois de assassinar uma pessoa. Rachel ainda não faz ideia de como um simples jogo de adolescentes se tornou mortal - nem de quem trocou a sua pistola de ar comprimido por uma arma verdadeira. Quando um vulto se aproximou, vindo da escuridão, ela disparou sem pensar. Demasiado tarde, reconheceu o meio-irmão, Luke, e viu sangue a jorrar do seu peito.
Apesar do acompanhamento psicológico, os sonhos horríveis de Rachel sobre aquela noite persistem. a ansiedade levou ao seu divórcio do detetive Cade Ryder, embora também ele se sinta culpado pelo sucedido. Quando a reunião com os colegas do secundário se aproxima, Rachel sente a imaginação a pregar-lhe partidas, convencendo-a de que os objetos em sua casa se deslocaram. Que há perfume desconhecido no ar. Que alguém está a seguir o seu carro.
A observá-la em casa. Tem razão em sentir medo. E à medida que surgem ligações entre uma nova série de homicídios e a morte de Luke, Rachel percebe que não é possível escapar ao passado e que a verdade pode ser mais sombria do que os seus piores medos...

Catherine Bybee é uma romancista americana com variadíssimos livros publicados pela Bertrand Editora. São exemplos: Solteira até Sábado, Não é bem Namorar e Adorada até Quinta. A 14 do próximo mês fica disponível um novo título: Enganada Uma Vez.
O amor e os segredos podem ser uma combinação perigosa.
Lori Cumberland, advogada de divórcios, teve um casamento fracassado e não pensa em repetir o erro, concentrando-se antes nas ligações temporárias dos seus clientes ricos e famosos. Mas tem uma surpresa quando decide embarcar num cruzeiro com outras divorciadas em busca de diversão, sol e novas amizades…
Reed Barlow é um detetive privado que sabe exatamente o que quer, e isso não passa por um envolvimento emocional… até conhecer Lori.
Mas será que este encontro foi casual? Reed põe em risco a vida de ambos, e só terá uma oportunidade para conquistar Lori.

Um Amor como nos Filmes, da inglesa Rachel Winters, será lançado no início de Setembro pela Saída de Emergência, sob a chancela Chá das Cinco. Este é o seu livro de estreia, com título original Would Like to Meet.
É possível apaixonarmo-nos na vida real como acontece nos filmes?
É o que Evie Summers tem de descobrir. Porque se ela não conseguir convencer Ezra Chester a terminar o argumento para uma comédia romântica, a carreira dela terminará. O problema é que Ezra pensa que as comédias românticas não refletem a realidade — e só voltará a escrever se Evie lhe provar que é possível conhecer um homem na vida real da mesma forma que acontece no grande ecrã. Evie não acredita no amor eterno, mas vai fazer tudo para salvar o seu emprego… mesmo que isso signifique recriar publicamente cenas icónicas de comédias românticas. Entornar sumo de laranja num estranho? Não há problema. Deixar o seu número de telefone em livros por toda a Londres para ver quem lhe telefona? Feito. Com uma pequena ajuda dos amigos — e de Ben e Anette, o adorável duo de pai e filha que testemunham constantemente as suas humilhações —, Evie está determinada em provar que é possível conhecer um homem da mesma maneira que Julia Roberts conheceu Hugh Grant. Mas quais são as chances de uma workaholic que desistiu do amor encontrar o seu príncipe encantado?

Sem comentários: