terça-feira, 8 de setembro de 2020

Os mais recentes livros das Edições Sílabo

Além de novas edições de A Arte de Viver (3.ª edição), de Epicteto, e História da Guerra do Peloponeso (2.ª edição), de Tucídides, as Edições Sílabo já deram a conhecer as suas mais recentes novidades.
A Mecânica Quântica Explicada a Quem Pensava Que Nunca a Perceberia
de Luís M. Aires
A mecânica quântica prova que a realidade infinitamente pequena é no mínimo surpreendente, onde diversas noções familiares sobre o espaço, o movimento ou a natureza dos objetos parecem ter saído mais da imaginação de um autor de ficção científica, do que do espírito analítico de um cientista. Partindo da ideia de que qualquer propriedade física está limitada a um conjunto de valores discretos, bem definidos e quantificáveis, não podendo assumir valores intermédios (entre 1 e 2 não existe nada), as fórmulas e as leis da mecânica quântica permitiram chegar ao laser, ao transístor, aos relógios atómicos e a muitas outras espantosas invenções.
Surpreendido? Então este livro é para si.

Excerto
«A mecânica germinada na mente de Newton procura explicar a natureza da experiência quotidiana, com objetos suficientemente grandes para serem vistos e suficientemente lentos para serem manipulados. A relatividade de Einstein veio em nosso auxílio na compreensão do mundo de coisas surpreendentemente maciças ou surpreendentemente rápidas. Para elucidar uma gama de fenómenos com raízes nas escalas atómica e subatómica, da ordem dos nanómetros,1 inventou-se a mecânica quântica.
Na mecânica quântica, ao contrário da física clássica, quantidades como a energia ou o momento linear apenas assumem valores discretos, «inteiros», por exemplo «2» ou «3», nunca «2,1», «2,2» ou «2,34». A história de uma descrição apurada das propriedades dos átomos, neutrões, protões e eletrões, das interações entre si e com a radiação eletromagnética, começa inevitavelmente pela personagem mais esotérica do universo.»

Outros livros do autor
A Relatividade Explicada a Quem Pensava Que Nunca a Perceberia, Planeta Verde, Infinito +1, Disciplina na Sala de Aulas, Conceitos de Matemática.


Paradoxos da Liderança
Gerir Contradições, Dilemas e Tensões da Vida Organizacional
de Arménio Rego e Miguel Pina e Cunha
«Burro velho não aprende línguas». «Aprender até morrer». Afinal em que ficamos? Eis a resposta, não muito confortável para quem procura orientações lineares: as duas afirmações são verdadeiras.
A prática da liderança é um exercício complexo, pleno de (aparentes?) contradições, podendo colocar o líder em situações de tensão que o conduzem a decisões erradas, à exaustão e, em casos extremos, à inação. Mas liderar é precisamente enfrentar estas contradições – é nelas que se revelam os verdadeiros líderes.
Inovar e ser cauteloso; exigir e mimar; exercer autoridade e partilhá-la; mostrar força sem medo de mostrar vulnerabilidades; dar mas também receber; mostrar coragem mas também prudência – todas estas combinações são comuns a muitos líderes que se distinguiram.
Neste livro, os autores dão conta de inúmeros desafios deste teor que se erguem no percurso de quem lidera. A eficácia dos líderes depende da capacidade de viverem entre desafios de sentido contrário e deles saberem tirar o melhor partido. Liderar bem é saber não cair da corda bamba. A realidade, aquilo que determina as nossas ações e reações, é bem menos linear do que aquilo que está escrito nos manuais que ensinam o caminho da perfeição.
O livro está repleto de exemplos, e o leitor poderá sentir-se retratado em muitas das situações nele expostas. É precisamente este o objetivo: que o livro ajude o leitor a lidar com os paradoxos da vida.

Excerto
«Neste livro, damos conta de inúmeras tensões e paradoxos que se levantam na caminhada de quem lidera. Uma linha atravessa todas essas tensões: a eficácia dos líderes depende da capacidade de viverem entre desafios de sentido contrário e de tirarem partido dos mesmos. Liderar bem, e responsavelmente, é saber viver na corda bamba. É experienciar conforto com esse desconforto.»


Gestão de Projetos
As Práticas no Contexto Organizacional
de Nuno Ponces de Carvalho e Maria do Rosário Matos Bernardo
Este manual é um suporte sólido para todos os leitores que, quer no domínio académico, quer na prática profissional, precisam de adquirir ou consolidar os conhecimentos necessários à gestão de projetos. Beneficiando da vasta experiência dos autores, quer em termos de ensino quer em termos profissionais, este livro, redigido de uma forma particularmente pedagógica e atraente, é uma ferramenta importante na biblioteca de qualquer organização e uma leitura indispensável para todos os gestores de projecto e para todos os elementos das equipas de projeto.
Na apresentação das matérias, os autores tiveram o cuidado de ter em consideração as boas práticas seguidas e recomendadas pelas mais relevantes associações internacionais de gestão de projetos e também todo o acervo normativo de gestão de projetos que tem vindo a ser produzido pela International Organization for Standardization (ISO).


Grande Guerra e Guerra Colonial
Custos Para os Cofres Portugueses
de Ricardo Ferraz
A Grande Guerra (1914-1918) e a Guerra Colonial (1961-1974) foram os dois conflitos bélicos mais importantes em que Portugal se envolveu no seu passado recente, tendo as despesas militares portuguesas alcançado valores recorde nessas ocasiões. Este livro apresenta uma perspetiva original sobre tais acontecimentos, uma vez que propõe uma leitura assente na sua vertente financeira, revelando e analisando dados históricos únicos construídos a partir de fontes primárias e secundárias criteriosamente selecionadas.


Urbanização, Espaços Verdes e Sustentabilidade
Do Jardim à agricultura urbana
de Leonel Fadigas
Não há cidades sem agricultura, e sempre foi assim. Desde os primeiros assentamentos urbanos a questão do abastecimento alimentar esteve sempre presente no seu traçado e evolução. A urbanização como processo social, e a história do urbanismo, desde os tempos mais antigos até à atualidade condicionaram a relação do homem com a natureza. Este livro, num primeiro momento, apresenta a relação simbiótica entre a agricultura e as cidades partindo da análise histórica da evolução das cidades e do modo como foram vividas em cada momento.
Num segundo momento, e olhando para o futuro, o autor propõe, à luz de novos conceitos, uma solução inovadora para tornar as cidades do nosso tempo mais humanas e sustentáveis: introduzir a agricultura nas cidades, trazendo para dentro delas e para a sua proximidade o suporte alimentar sem o qual não sobrevivem.
Esta necessidade surge atualmente com maior evidência, sendo possível dar-lhe o acolhimento necessário e adequado ajustando o ordenamento da paisagem e do território ao planeamento urbano.
Outros livros do autor
Fundamentos Ambientais do Ordenamento do Território e da Paisagem, Urbanismo e Natureza – Os Desafios, Urbanismo e Território – As Políticas Públicas e Território e Poder – O Uso, as Políticas e o Ordenamento.


Sociedade, Organizações e Teoria Organizacional
de Victor Paulo Gomes da Silva
Este livro destina-se a todos os que se interessam pelas Ciências Sociais, em especial a todos os estudantes de licenciaturas, mestrados ou pós-graduações cujos planos de estudos integrem unidades curriculares que abordem a história das organizações e as teorias organizacionais.
Estruturado em três capítulos, no primeiro, o autor apresenta os conceitos gerais que dotarão o leitor de conhecimentos necessários para se iniciar no tema. No segundo capítulo caracteriza o processo evolutivo das sociedades do espaço euro-atlântico, realidade condicionante das teorias organizacionais que se analisam. No terceiro capítulo apresenta os teóricos organizacionais mais relevantes no século XX; aqueles que, de forma inovadora, pretenderam caracterizar e configurar as lógicas organizacionais das empresas e, deste modo, contribuir para o aperfeiçoamento da vida das pessoas nas organizações e das próprias organizações.
https://silabo.pt/

Sem comentários: