segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Em Novembro saem dois livros de e sobre Stephen Hawking

De Stephen Hawking (1942-2018), físico teórico e cosmólogo britânico, reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, será publicado em Novembro Hawking: O Homem, o Génio e a Teoria de Tudo, uma nova biografia sua, e Buracos Negros, um ensaio que compila as Palestras Reith da BBC, que o próprio deu em 2016.

Em março de 2018, a morte de Stephen Hawking pôs fim a uma das mais notáveis e inspiradoras histórias de vida de todos os tempos. Provavelmente o maior cosmólogo inglês desde Isaac Newton e o cientista mais célebre da era moderna, o percurso de Stephen Hawking transcende a esfera académica.
Esta biografia ilustrada, de Joel Levy, dá a conhecer a vida e o trabalho deste génio, explicando as suas descobertas na vanguarda da cosmologia, desde o Big Bang aos buracos negros, relatando também os altos e baixos da sua extraordinária e, por vezes, turbulenta vida.

 

Todos os anos a BBC convida um vulto de renome para desenvolver, num tema à sua escolha, um ciclo de palestras conhecidas como as Palestras Reith. Em 2016, o palestrante foi o Professor Stephen Hawking, e o tema, os buracos negros.
Hawking faz-nos uma visita guiada à história dos buracos negros e argumenta que quanto mais perto estivermos de entendê-los e o modo como eles desafiam as nossas noções de tempo e espaço, mais perto estaremos de desvendar os segredos do Universo. Escritas com simplicidade e o sentido de humor característico de Hawking, estas palestras, anotadas pelo editor de ciência da BBC, David Shukman, esclarecem de vez as nossas dúvidas sobre este fenómeno e deixam-nos maravilhados com a beleza do Universo.

Sem comentários: