quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Livro reúne testemunhos de sobreviventes de violência doméstica em Portugal

À venda a 19 de Outubro estará Murro no Estômago, livro que reúne histórias de vítimas e sobreviventes de violência doméstica. Em Portugal, desde 2005, mais de 500 mulheres foram assassinadas em contexto de violência doméstica. Este livro do jornalista Paulo Jorge Pereira, a editar pela Influência (uma chancela da 20|20 editora), é um apelo à acção, para que todos saibamos como podemos ajudar.

Segundo o texto sinóptico do livro, são «relatos emocionantes, duros e crus na primeira pessoa; exemplos deixados com a esperança de que a história de quem os lê possa ser diferente. A estas histórias juntam-se, pela primeira vez em livro, os testemunhos de profissionais que combatem o fenómeno e se empenham na defesa de quem sofre.»

Excerto
«Quero contar-vos a minha história para que mais ninguém tenha medo de contar a sua. Para que mais ninguém sofra. Para que não haja mais mulheres agredidas, espancadas, humilhadas, arrastadas do seu espaço, do seu conforto, das suas casas, das suas famílias, dos seus direitos. Para que, de uma vez por todas, a sociedade perceba que não basta ter pena, encolher os ombros e seguir em frente. Que precisamos de ajuda. Que não somos bonecas que se atiram fora e se desprezam, nem merecemos a raiva daqueles que se fartam de dizer que nos amam e depois só têm atos de brutalidade e selvajaria (...)»

A editora disponibiliza para leitura imediata, aqui, as primeiras páginas do livro.

Sem comentários: