sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Novos livros que estão a chegar exclamam e interrogam: «Viva a vagina!» | «Foder?»

Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl eram estudantes de Medicina em Oslo, na Noruega, quando criaram um blogue que rapidamente se tornou um dos mais populares do país. Underlivet («Os Genitais») ia ao encontro de uma frustração das próprias autoras: responder aos milhares de perguntas sobre aspetos essenciais do corpo humano, em particular o feminino. Destas autoras, a Porto Editora vai lançar na próxima semana o livro Viva a vagina!

Pensa que conhece o seu corpo? Pense de novo!
Viva a Vagina! explica tudo o que sempre quis saber sobre os órgãos genitais femininos, mas que nunca se atreveu a perguntar!
Descubra toda a verdade sobre orgasmos femininos, a dança mensal das hormonas (e a infame TPM) e o que é exatamente a vulva. De forma direta e bem-humorada, oferece-nos também explicações detalhadas sobre os diferentes métodos contracetivos, doenças venéreas ou como o uso de meias pode revolucionar a sua vida sexual. Graças aos seus conhecimentos de Medicina, Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl desmistificam o órgão sexual e reprodutivo feminino, num livro que é uma leitura obrigatória para mulheres (e homens!) de todas as idades.


Bel Olid é escritora e tradutora. Colabora com diversos media de destaque na Catalunha e reflete de forma crítica e inovadora sobre questões de género e identidades. Foder? tem a chancela portuguesa da Pergaminho, que a 16 deste mês disponibiliza o livro nas livrarias nacionais.

Foder é, em teoria, simples: basta seguir o desejo e partilhar o prazer. Mas - e é um mas muito grande! - a vastíssima maioria das pessoas vive sexualidades condicionadas por expectativas, preconceitos e tabus que implicam que estamos a ouvir uma data de vozes (dos pais, dos amigos, da televisão, das revistas, das redes sociais, dos professores, das igrejas, da pornografia, e sim, até dos livros de educação sexual!) mas não a que mais importa: a voz do nosso próprio corpo, do nosso próprio prazer, e dos desejos e prazeres da(s) pessoa(s) com quem vivemos a sexualidade. Foder é um livro que tem por missão descomplicar o ato: ataca mitos, preconceitos, vergonhas e ideias falsas mas profundamente arreigadas, permitindo-nos aprender como descobrir o que realmente desejamos e como concretizar esse desejo em relações mais humanas, paritárias... e cheias de prazer para todas as pessoas envolvidas.

Sem comentários: