terça-feira, 3 de novembro de 2020

«Ler o Mundo», um livro que visa fazer reflectir sobre a importância da leitura


Lire Le Monde (2014) ganhou recentemente uma edição portuguesa, com o cunho Faktoria K de Livros. Esta obra, Ler o Mundo, traduzida para a nossa língua por José Alfaro, é da autoria da antropóloga francesa Michèle Petit (n. 1946), que trabalha há cerca de três décadas sobre a problemática da leitura e da relação com os livros, particularmente em meios arredados da cultura escrita. Suas investigações relatam a função da leitura na construção ou reconstrução da identidade e da importância dos espaços de leitura.

Texto sinóptico
Este livro é uma apologia. Para que a literatura, oral e escrita, e a arte sob todas as suas formas tenham um lugar na vida de todos os dias, em particular na das crianças e dos adolescentes. Nasceu de uma revolta contra o facto de se estar cada vez mais obrigado, se se defende as artes e as letras (ou as ciências, também), a fornecer provas da sua rentabilidade imediata, como se essa fosse a sua única razão de ser.
Ao longo das múltiplas intervenções feitas perante bibliotecários, professores, promotores da leitura ou alunos que se preparam para tais funções, Michèle Petit foi levada a responder - sem nostalgia nem receio face às revoluções da comunicação - a estas questões simples e actuais: para que serve ler, porquê ler hoje, porque devemos incitar as crianças a fazê-lo? Quais são os fundamentos da importância da literatura, mas também, de forma mais genérica, da transmissão cultural? Como transmitir o gosto da leitura e o das práticas artísticas? 

As primeiras páginas do livro encontram-se disponíveis para leitura imediata, aqui.

Excerto
«Ler serve para estimular a fantasia, a criatividade, para encontrar essa conversação, esse diálogo tão singular, coisa que bem sabem os artistas e os cientistas: muitos deles gostam de ler. Como Gérard Garouste, pintor e escultor, para quem ler é "uma questão de sobrevivência" e que volta sempre aos mesmos textos (...)» (p. 64)

Sem comentários: