sábado, 21 de novembro de 2020

Novos lançamentos da Kalandraka, para o público infanto-juvenil e adulto

No ovo

de Emma Lidia Squillari

Doze ovos – todos de diferentes tamanhos, cores e texturas – e, dentro de cada um deles, uma cria prestes a nascer. E, se no princípio, o interior da casca representa para todas elas um lugar cómodo e seguro, o inverso logo assoma quando sentem o seu espaço a minguar, à medida que vão crescendo. Mas eis que chega o emocionante momento do nascimento!
A progressão narrativa, a complementaridade entre as palavras e as imagens, que estimulam a curiosidade e a intriga até à surpresa final, destacam-se nesta obra, onde as aguarelas e os lápis de cor dão forma a uns simpáticos e não menos expressivos animais.
Um livro versátil e desafiante, onde não falta humor e alguma transgressão!

Licenciada em Ilustração pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Bolonha, Emma Lidia Squillari prosseguiu a sua formação com um mestrado nessa especialidade, no decorrer do qual surgiu o seu primeiro livro, Alle in den Garden!, publicado em 2018. No ovo é o seu segundo livro.


Gelsomino no país dos mentirosos

Texto de Gianni Rodari e ilustrações de Pablo Otero
Os súbditos daquele reino viviam subjugados por leis injustas, e a verdade primava pela sua ausência. Mas Gelsomino, com a ajuda de um fantástico gato, decidiu revelá-la, não hesitando em abrir armários, levantar tapetes, puxar mantas e arejar os aposentos do palácio real…
Gelsomino no país dos mentirosos é mais um clássico da literatura infantojuvenil da autoria de Gianni Rodari, publicado por ocasião do centenário do seu nascimento, e com ilustrações de Pablo Otero, cujas cores, formas e figuras geométricas utilizadas se moldam subtilmente a esta obra.

Do autor de Inventando números, Baralhando histórias, Gramática da fantasia, Contos ao telefone e Era duas vezes o barão Lamberto.


O inimigo conhece o sistema

de Marta Peirano
A rede não é livre nem democrática. É um conjunto de servidores, satélites, antenas, routers e cabos de fibra óptica controlados por um número cada vez mais pequeno de empresas. Se a considerarmos um projecto único chamado internet, podemos dizer que é a maior infra-estrutura jamais construída e o sistema que define todos os aspectos da nossa sociedade. E é, sem dúvida, secreta: os seus algoritmos são opacos, as suas microdecisões não se rastreiam. Os centros de dados que armazenam e processam a informação estão ocultos, camuflados sob criptografia; a sua linguagem está desenhada para baralhar a ideia que temos dela. O inimigo conhece o sistema, mas nós não o conhecemos.
Este livro ajudará a compreender como é que a ferramenta mais democratizadora da história - a internet - se tornou numa máquina de vigilância absoluta e de manipulação de massas ao serviço de multinacionais, potências imperialistas e regimes autoritários. Só assim poderemos convertê-la no que a sociedade precisa: um instrumento para gerir as novas transformações da forma mais humana possível.

Jornalista e escritora, Marta Peirano é especialista em cultura livre, tecnologia, arte digital, criptografia, direitos e liberdades na rede. Tem publicados vários livros tanto em co-autoria, como a título individual.
Outro livro recentemente lançado pela Kalandraka: O Peixe Arco-Íris.

1 comentário:

elisa esteves disse...

Gostei muito de ler a Gramática da fantasia que aconselho a todos os pais e professores