sábado, 2 de janeiro de 2021

Estão prestes a serem publicados as memórias de Hans Rosling e o livro «Sapiens Face a Sapiens», de paleoantropólogo francês

A 14 deste mês a Temas e Debates lança um novo livro de Hans Rosling (1948-2017), génio sueco da estatística, extraordinário investigador e coautor do bestseller global Factfulness, com Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund (2019). Como Aprendi a Compreender o Mundo são as memórias, comoventes e divertidas de um dos mais populares investigadores do nosso tempo.

Como Aprendi a Compreender o Mundo é a história, contada pelo próprio Hans Rosling, de como se tornou um pensador revolucionário. O seu relato transporta-nos do calor sufocante das urgências de um hospital em Moçambique ao Fórum Económico Mundial em Davos.
Em colaboração com a jornalista sueca Fanny Härgestam, Hans Rosling escreveu esta memória com a mesma alegria do comunicador que fazia o mundo inteiro parar para o ouvir.


Nota do autor
«Enquanto Factfulness é sobre as razões pelas quais as pessoas consideram o desenvolvimento à escala global tão difícil de entender, este livro é sobre mim e sobre como cheguei a esse conhecimento. Por outras palavras, esta é uma memória. Ao contrário de Factfulness, é muito escassa em números. Em vez disso, conto histórias sobre ter conhecido pessoas que me abriram os olhos e me fizeram recuar e pensar duas vezes.»

Sapiens Face a Sapiens será lançado a 21 de Janeiro, com o selo das Edições 70. Esta obra, originalmente editada em 2019 em França, é da autoria do paleoantropólogo francês Pascal Picq, autor de inúmeros livros, entre os quais No Começo era o Homem (Ed. Piaget, 2009).

A humanidade está a entrar numa fase inédita da sua evolução. Nunca como agora o seu passado lhe foi tão acessível, e nunca como agora o seu futuro foi tão insondável.
Esta dupla mudança de perspetiva, com origem no início do século xxi, resulta ao mesmo tempo das revelações da paleogenética, da descoberta de novos fósseis e da revolução digital, num cenário de degradação do planeta e urbanização massiva.
Conseguirá o Homo Sapiens adaptar-se às consequências fulgurantes do seu sucesso com 40 000 anos de história e à ampliação sem precedentes desse sucesso de há meio século para cá? Quanto mais bem-sucedida é uma espécie, mais a sua sobrevivência depende da forma como se adapta às consequências do seu sucesso.
Ainda não há muito, várias espécies humanas habitavam a Terra, divididas em três grandes impérios: os Neandertais na Europa, os Denisovanos na Ásia e os Sapiens em África. Partilhavam técnicas e genes ? hoje, a diversidade dos povos deve-se em parte aos genes perpetuados por múltiplas hibridações com espécies irmãs tão humanas como os Sapiens.
Depois, populações de Sapiens mais recentes (a nossa espécie) partiram de África a pé e de barco à conquista do mundo, chegando à Austrália e às Américas, antes de expulsarem os Neandertais da Europa.
É esta esplêndida aventura que é contada neste livro.

Sem comentários: