quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Novo romance de Ana Teresa Pereira

Os Perseguidores é o título do mais recente livro da escritora madeirense Ana Teresa Pereira (Funchal, 1958). Foi lançado em Dezembro passado pela Relógio d'Água, editora que nos últimos anos tem vindo a publicar a obra desta autora vencedora, entre outras distinções, do Prémio Oceanos 2017.

Incipit
«Para mim, era só mais um homem a destacar-se do fundo prateado. Aceitei o bilhete azul e rasguei-o em dois. Não olhei para o rosto dele; nunca olho para os rostos deles. Fato cinzento, camisa cinzenta. Camisa limpa.
Foi o meu corpo que o sentiu primeiro. A mão na cintura, a mão que segurava a minha, eram firmes mas não insistentes. Sentia o cheiro dele, uma água-de-colónia fresca e cigarros. Alguns meses antes, gastara o ordenado de uma semana na compra de um pequeno frasco de perfume: jasmim-branco. Não era o meu género; gosto do aroma de pétalas, de flores de cerejeira. Mas queria um perfume intenso, para me proteger do cheiro deles. Não deu resultado.
Por algum motivo, o meu corpo aceitava as mãos dele, o hálito dele, e os meus mamilos estavam duros. Talvez nem se notasse através do vestido de noite preto, mas detestei a ideia. Também detestava o vestido. Era vulgar, mas não feio; só um pedaço de tecido; os meus ombros estavam nus, os meus seios pequenos quase visíveis, a cintura e as pernas bem marcadas.
Eu jurei nunca mais usar um vestido preto, meias pretas, saltos altos. E não voltarei a dançar.»

Sem comentários: