domingo, 2 de maio de 2021

Transtorno de personalidade borderline é retratado no novo livro do psiquiatra João Carlos Melo


«Um vigoroso ensaio em busca do entendimento do amor-próprio.»

A. Coimbra de Matos

 
Reféns das Próprias Emoções (Os Indesejados), da autoria do médico psiquiatra, grupanalista e psicoterapeuta João Carlos Melo, será publicado na próxima 5.ª feira. Este livro, que mergulha na psicologia e na natureza humana, é um retrato íntimo das pessoas com personalidade borderline.
João Carlos Melo é coordenador do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca. É autor de Nascemos Frágeis e Recebemos Ordens para Sermos Fortes (2019), O Inconsciente Está no Cérebro (2017) e As Faces do Inconsciente (2005).

Sinopse
Na psiquiatria, nem todos os pacientes nascem iguais. A investigação e a experiência de vários terapeutas mostra-nos que há pacientes com quem é mais fácil de simpatizar do que outros. Os pacientes com perturbação borderline da personalidade são pessoas incompreendidas, como incompreendida é a doença que as faz sofrer.

Que doença misteriosa é esta, definida com tanta imprecisão, tantas vezes ignorada ou esquecida e, contudo, capaz de gerar reações viscerais tão consistentes entre os profissionais de saúde que com ela se cruzam? E o que nos podem ensinar estes pacientes sobre o fascinante mundo da psiquiatria e sobre os mistérios da nossa mente?
João Carlos Melo propõe-nos um olhar mais humano, mais terno e mais esclarecido sobre estas pessoas.

Outro livro editado pela Bertrand que pode interessar: A Ansiedade nos Nossos Dias, de Diogo Telles Correia.

Sem comentários: