quarta-feira, 28 de abril de 2021

«A Senhora e a Ilha», o novo romance de Alberto João Jardim

Após escrever um livro de memórias políticas, Relatório de Combate (2017), e de se ter estreado no Romance em 2018 com Diz Não!, o ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, apresenta o seu novo livro de ficção: A Senhora e a Ilha, à venda a 11 de Maio, com o cunho da Editora Casa das Letras.

Excerto
«Subitamente, a chuva parou em absoluto. Como normalmente, adivinhavam-se alguns momentos de estio. Abertas estrinçavam o mar de nuvens em muitos farrapos, desta forma súbita permitindo ainda quase distinguir pro­longadamente os fundos dos abismos enormes, ainda que já negros ao avistar de cima.
Maria Inês olhou fascinada, perdendo a conta do isola­mento em que estava, sob o impacto do belo. Algo calmo invadira-lhe a alma e possuía-a. Um ruído estranho vinha agora da profundeza das mon­tanhas. É o vento… mas com um som que nunca lhe ouvi, pensou ela, já em murmúrio consigo própria. Só que o barulho aumentava sem se tornar estrondo. Maria Inês surpreendeu-se por desta vez não sentir medo de qualquer espécie. Dir-se-ia com o espírito sossegado, voluntariamente entregue ao que viesse. "Maria Inês!", pareceu-lhe ouvir chamar. Só me faltava, agora, estar a imaginar coisas, disse para consigo. Mas sempre extraordinariamente calma, como quem tem cer­teza de que o Bem advirá.

«Este livro propõe-se a reflectir sobre algumas questões essenciais, decisivas para o nosso futuro. É um romance, torna a leitura mais atractiva e mais leve. Dedico este trabalho a todos os que me ajudaram na vida política e utilizo algumas palavras do falar madeirense». Alberto João Jardim, na introdução.

Sem comentários: