segunda-feira, 7 de junho de 2021

Novidade literatura americana: «A Outra Metade», de Brit Bennett

A 15 deste mês, a Alfaguara traz para o nosso país uma saga familiar enfeitiçante, da californiana Brit Bennett, uma das grandes novas vozes da literatura americana. O romance A Outra Metade (traduzido de The Vanishing Half por Tânia Ganho) foi finalista do Women’s Prize for Fiction, nomeado para o National Book Award e escolhido por várias publicações (como a People e The New York Times) como um dos melhores livros do ano 2020.

Sinopse
«Em Mallard ninguém se casava com gente escura. E também ninguém se ia embora.» As gémeas Stella e Desiree Vignes, tão idênticas de feições quanto diferentes de feitio, nasceram para contrariar a profecia.
Geração após geração, a comunidade negra desta pequena localidade, no Estado sulista de Luisiana, esforça-se por aclarar o tom da sua pele, favorecendo os casamentos mistos. Desiree e Stella são disso um bom exemplo, com a sua pele «cor de areia húmida», olhos castanho-avelã e cabelo ondulado. Mas a aparência não basta para as livrar do estigma, e acabam por assistir à morte violenta do pai, à humilhação da mãe depois disso.
Aos dezasseis anos, escolhem fugir juntas da terra sufocante. Pretendem escapar ao seu sangue e libertar o seu futuro. Mas a fuga para Nova Orleães acaba por ditar o afastamento das irmãs, até então inseparáveis.
Catorze anos mais tarde, Desiree volta à casa materna, arrastando pelas ruas poeirentas da terra uma filha de pele «negra como o alcatrão», que atrai todos os olhares do lugarejo retrógrado. Stella, por seu lado, tem a vida construída numa mentira: vive na Califórnia, faz-se passar por branca, e o marido nada sabe do seu passado.
Apesar de tantos quilómetros e tantas mentiras a separá-las, os destinos das gémeas estão inevitavelmente entrelaçados. E voltarão a cruzar-se, porque é impossível renegar a metade que nos pertence.

Elogios da crítica
«Um importante contributo literário sobre o mais vital dos temas: a identidade. A Outra Metade é o romance do ano.» Time

«O magnífico segundo romance de Bennett — uma reflexão ambiciosa sobre a raça e a identidade — sonda os destinos divergentes de duas gémeas, nascidas no Sul racista, depois de uma delas decidir fazer-se passar por branca. Bennett consegue equilibrar as exigências literárias de uma caracterização dinâmica com as realidades históricas e sociais do tema em questão.» The New York Times

A autora
Brit Bennett nasceu e cresceu na Califórnia. A sua estreia no romance, com The Mothers, foi um sucesso imediato, tendo sido finalista dos prémios Goncourt e Médicis, em França. A Outra Metade, o seu segundo romance, estabeleceu firmemente o seu nome entre as grandes novas vozes da literatura americana, com elogios rasgados da imprensa, nomeações para vários prémios, e o apoio de milhões de leitores. O romance será adaptado a série de televisão.

Sem comentários: