terça-feira, 20 de julho de 2021

«A Escrava Isaura», o conceituado romance de Bernardo Guimarães, ganha uma nova edição


A Escrava Isaura
representa um símbolo na luta pelo fim da escravatura no Brasil, ao mostrar, em plena campanha abolicionista, «quanto é vã e ridícula toda a distinção que provém do nascimento e da riqueza».

Escrito em plena campanha pelo fim da escravatura, este romance, um marco na literatura contra a escravatura, tornou-se rapidamente num êxito editorial, dando ao autor, Bernardo Guimarães (1825-1884), o reconhecimento que até aí não granjeara na proporção merecida.

Sinopse
Isaura é uma escrava lindíssima, criada como filha pela mulher do comendador Almeida, numa magnífica fazenda do século xix, em Campos de Goitacases, no Rio de Janeiro. A sua beleza desperta múltiplas paixões e desejos libidinosos, dos quais Isaura tenta escapar, particularmente dos avanços de Leôncio, o filho do comendador, um fazendeiro autoritário que não admite ser contrariado. A fuga com a ajuda do pai, o feitor português Miguel, parece ser a única solução. Serão eles bem-sucedidos nos seus planos? Poderá Isaura encontrar a liberdade e o amor? 

Sem comentários: