quarta-feira, 21 de julho de 2021

Bazarov Edições publicam livro de ensaios de Lydia Davis

De uma das mais aclamadas escritoras norte-americanas, foi publicado este mês, pela Bazarov - editora independente fundada em 2020, que publica ficção literária e ensaios de longo formato -, Ensaios Um, «um conjunto de ensaios comprometidos a estimular o debate entre os leitores da literatura global» (Kirkus Review). A tradução portuguesa é assinada por José Mário Silva.

Neste primeiro de dois volumes, os temas de Davis viajam entre as suas influências iniciais até aos seus contos favoritos, da tradução de Rimbaud por John Ashbery à pintura de Alan Cote, do Salmo do Bom Pastor a fotografias antigas enquanto turista. Em exibição neste livro está o desenvolvimento e e capacidade de uma das mais claras e capazes mentes a escrever nestes dias.

"Lydia Davis é a nossa Vermeer, observando pacientemente e reportando a vida quotidiana desde os mais estranhos ângulos."
The New York Times

"Davis, uma inovadora autora de ficção, é também uma erudita ensaísta, crítica e tradutora, com uma mente inquisitória evidente nestes 33 ensaios... Uma companhia literária essencial."
BBC

Sem comentários: