domingo, 19 de setembro de 2021

Nova edição de «Raparigas como nós», da activista literária Helena Magalhães


Uma nova edição reescrita do romance
Raparigas como nós, publicado em 2019, acaba de ser lançada pela Suma de Letras. Este livro da autora Helena Magalhães (n. 1985) se tornou um bestseller em Portugal há dois anos e conquistou o segundo lugar nos prémios Bertrand em 2020. A escritora já foi jornalista e actualmente escreve a tempo inteiro. Activista literária, criou o clube do livro Book Gang para incentivar a geração digital a ler mais e para divulgar literatura no feminino.

Uma reflexão sobre a juventude, pressão dos pares, laços de amizade entre raparigas, festas, drogas, depressão, morte e autodescoberta. Uma reflexão que é também o retrato de uma geração e a ânsia de pertencer.

Raparigas como nós é uma viagem entre Lisboa, Cascais e Madrid, contada pela voz de Isabel e que, numa narrativa veloz, nos revela o impacto que podemos ter na vida uns dos outros. Um romance sobre a eletricidade do primeiro amor e os intensos emaranhados das relações de amizade e das memórias de infância.

Citações
«Beijamo-nos ao som daquela música que ouvia em casa sozinha deitada na minha cama. Durante o resto da vida, não importaria o que estivesse a fazer ou onde, quando ouvisse os primeiros acordes […], recordar-me-ia do olhar do Afonso fixado em mim, da sua mão no meu rosto, do meu coração a tremer e de me sentir a rapariga mais feliz do mundo.»

«Se algum dia se sentirem sozinhas, estranhas, deslocadas do mundo que vos rodeia, lembrem-se da Isabel, da Alice, da Luísa, da Marina e até da Marisa das argolas… Raparigas como nós.»

O próximo romance da autora sai a 12 de Outubro: Ferozes.

Sem comentários: