Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Encontra-me em Nova Iorque - Duarte Monteiro

Editora: Papiro
Nº Paginas: 140
Ano publicação: 2011
Primeiro registo literário de Duarte Monteiro, Encontra-me em Nova Iorque é um romance com resquícios de policial, que desde o início prende a atenção do leitor. Tal como o personagem principal deste livro, o autor também é jornalista e viveu em Nova Iorque; portanto estamos perante um livro com alguns traços biográficos:
«Numa das noites em que o sono parecia tão distante quanto a sua cidade natal, decidiu começar a escrever o livro que há anos vinha idealizando, mas que nunca tinha tido ganho vida através das palavras. Alguém lhe dissera um dia que todos os jornalistas têm como objectivo escrever, pelo menos, um livro na vida. Mas tinha quase a certeza que essa paixão nascera nele bem antes de ter decidido enveredar pelo mundo das notícias.» (p. 79)

Tomando Londres e a cidade Nova Iorquina como cenários deste romance, o autor apresenta-nos Edward Grant, um jovem londrino, que após o término de uma relação amorosa, decide viajar até à cidade que lhe causa deslumbramento, Nova Iorque. Antes da sua partida, visita Richard, o seu melhor amigo e casualmente descobre algo inimaginável a respeito do amigo. A sua viagem com o intuito de estar só, irá sofrer bruscas alterações de planos e verá na sua estadia em Nova Iorque uma oportunidade para reencontrar o amor. Com suspense e cenas de acção e sedução, a leitura torna-se celeremente agradável até ao epílogo.
Não obstante, o romance poderia ser mais aprofundado a nível de enredo, mencionando mais características dos personagens, aprimorando mais a obra.
Aguardo o segundo livro de Duarte Monteiro, pois tenho conhecimento que o autor já está trabalhando nele.

    1 comentário:

    1. Parece uma leitura aprazível! Pode ser que o encontre por aí, mas não será para já... :)

      ResponderEliminar