Editora: Centro Atlântico Nº Paginas: 184 Ano publicação: 2009 |
B. Libert e R. Fault, os autores deste livro são dois génios em software informático que trabalham com empresas de alto prestígio em todo o mundo. Tendo como foco de todo o estudo do livro, a campanha eleitoral de Barack Obama, este livro visa acentuar o impacto da vitoriosa estratégia de Marketing utilizada pelo vasto stuff do político. Obama foi um político pioneiro no uso de redes sociais online e no modo como se apropriou destas de forma brilhante, que entendeu como poucos o poder da interacção social no mundo digital - através do Facebook, Twitter, MySpace, Youtube, blogues, fóruns de discussão e o seu próprio mybarackobama.com – para comunicar com os seus eleitores.Segundo os autores «o segredo do sucesso de Obama parece ser um equilíbrio entre descontracção e firmeza, a vontade de exercer o poder e a capacidade de sedução. Ele aprendeu precocemente que uma máscara de calma era tão eficaz como uma armadura de ferro».Obama compreendeu que o grande desafio de um governo - e de qualquer modelo de administração nos dias de hoje - é se mostrar próximo de todos, mas sem deixar de cumprir seus objectivos. E este é um equilíbrio muito difícil de alcançar e que pelos vistos ele soube balancear tão bem. Obama usou a tecnologia a seu favor e não se deu mal.O seu opositor, o republicano McCain era muito "tradicional" e continuou com o seu status quo, que foi um prejuízo para a sua campanha.
(Não obstante nota-se que os autores enaltecem e sublinham a temática das redes sociais, como veículo fundamental para um bom trabalho de marketing, que por coincidência (!) é a área em que a empresa deles é especializada.)
O livro oferece pistas de para onde o mundo dos negócios está indo, ou seja, de que é impossível evitar as novas tecnologias nos dias correntes. Focadas estão também as estratégias que funcionaram menos bem a Obama e de como esses percalços foram quase ignorados pelos eleitores. Lição descrita nas páginas do livro é que os líderes empresariais devem abraçar a Mudança e se tornar a mudança que eles oferecem. Só então os seus eleitores, funcionários, fornecedores, clientes, irão aderir.
Este livro é direccionado a empresários, a políticos, a líderes e a qualquer pessoa que queira elevar o seu poder de persuasão, seja esta utilizada para os usos mais variados. O livro dá ao leitor lições básicas sobre liderança, como manter-se sempre calmo, ser coerente, usar toda a tecnologia disponível para se conectar com as pessoas individualmente e de forma íntima.
É de uma leitura fácil e rápida, um livro útil que pode começar e terminá-lo numa tarde.Publicado em 2009, este livro já evidenciava o poder que as redes sociais tinham até então. Agora e quase a entrarmos em 2012, é indiscutível que as redes sociais estão mais abrangentes e poderosas do que nunca.O livro está repleto de lições, prontas a serem postas em prática, para quem as quiser ler.Mas será que podemos confiar nessas lições?Yes, we can!
muito interessante descrição!
ResponderEliminarmúsica de fundo, belíssima.
desejos de boa semana!