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domingo, 1 de julho de 2012

Negociar, de Gonçalo Coutinho Rodrigues

Editora: LIDEL
Ano de Publicação: 2012
Nº de Páginas: 150

Gonçalo Coutinho Rodrigues é um experiente coach e consultor em empresas e instituições nacionais e internacionais. Tem dois livros publicados: Convencer (Primebooks, 2011) e este Negociar (Lidel, 2012). O autor é licenciado em Psicologia e não foi ao acaso que primeiro “convenceu” os seus leitores, então para “negociar” com eles. 
Negociar é um livro propício para profissionais do marketing e das vendas, e para qualquer pessoa que queira aprender a influenciar as decisões dos outros.  
Serve também de alerta para que não nos deixemos cair nos comuns contos do vigário - seja quando estejamos a realizar uma compra (de um qualquer bem), ou sejamos o próprio vendedor. 
Muitos leitores poderão pensar que estes livros mais técnicos – digamos - são aborrecidos de ler, pois incluem muita teoria. No meu ponto de vista o maior pró deste livro é que o tema é apresentado em formato de sessões de conversa, entre três personagens: o João (coach), a Sofia e o Pedro (coachees). O ponto de partida destas sessões é definido por João – o árbitro -, através de uma suposição: se os dois jovens fossem namorados e planeassem uma viagem em férias, quais os principais impedimentos que poderia provocar alguma celeuma entre eles?, visto os gostos e interesses não serem comuns. Sofia quer um destino que seja relaxante; que não tenha de fazer muito esforço em caminhadas, enquanto o seu par é um ser mais activo, que não quer estar parado um minuto. 
No final das sessões e depois dos ensinamentos de João, será que os seus destinos se encontrarão?
O conteúdo mais importante é realçado a negrito e no fim de cada capítulo é feita uma recapitulação dos temas abordados através de esquemas muito fáceis de serem interpretados.
Como ser persuasivo, convincente e um bom negociante de qualquer produto/ bem é um dos objectivos deste livro, que conta também com um rol de tácticas infalíveis (de negociação; de tempo; de autoridade…).
O livro está escrito numa linguagem acessível ao leitor leigo fazendo deste livro uma obra que abrange vários alvos de leitores.
A leitura é célere devido ao estilo muito acessível que o autor adoptou (diálogos/ sessões de coaching) para transmitir alguns dos seus conhecimentos sobre o mundo dos negócios, que ao longo de 25 anos foi coligindo.
Alguém que não deseja ser um melhor negociador nos dias de hoje?

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