O romance A Boneca de Kokoschka, publicado pela Quetzal em 2010, foi escolhido entre centenas de obras dos mais promissores talentos europeus na área da literatura.
Após o reconhecimento da qualidade da sua obra de contista, com a atribuição do prémio Camilo Castelo Branco à Enciclopédia da Estória Universal, o prémio da União Europeia para a Literatura é o primeiro passo na afirmação internacional do romancista português.
O prémio da União Europeia para a Literatura consiste na nomeação de um Embaixador para a literatura e na eleição de um jovem talento de cada um dos países participantes.
Aquando da publicação, em 2010, A Boneca de Kokoschka recebeu elogios da imprensa especializada, tendo sido notado o estilo próprio e o universo singular da escrita de Afonso Cruz.
O romance centra-se na história do pintor Oskar Kokoschka que, quando terminou a relação com Alma Mahler, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada.
Foi um prémio mais do que merecido!
ResponderEliminarAinda não tive oportunidade de ler este que foi premiado, pois é um livro que anda desaparecido das livrarias faz algum tempo...
Certamente merecido, mas como nunca li nenhum dele..
ResponderEliminarA foto que publiquei no post foi que "roubei" de um post da página da editora no FB. Nova resma de exemplares da obra premiada deve estar quase a chegar às livrarias.
Os Prémios são bons, pelo menos põem as gráficas em movimento, para que se satisfaça a vontade dos leitores :)
Nisso tenho de concordar contigo, Miguel! :)
ResponderEliminarPode ser então que numa próxima visita o livro já possa vir para casa.