Guia
Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa
de Bruno
Vieira Amaral
Formato: 15x23x1,5
Nº de págs.: 264
Não
Ficção/Literatura Portuguesa
Seja bem-vindo ao jardim antropológico da ficção portuguesa, com os seus especímenes únicos e inesquecíveis.
SinopseCriadas estranguláveis e bons malandros, cabeleireiras ambiciosas e escritores inseguros, heterónimos ressuscitados e professores suspeitos, polícias cansados e almocreves incansáveis, mulheres-anjo e mulheres-demónio, marialvas e tímidos, ex-seminaristas e assassinos profissionais, emigrantes e retornados, padres e ministras, heróis e vilões.Ao longo de mais de um século e meio, os melhores autores portugueses contribuíram para a riqueza e diversidade desta galeria onde não raras vezes o leitor encontrará o reflexo dos seus vizinhos e familiares, dos seus amigos e colegas de trabalho e onde não se deverá espantar por encontrar o seu próprio reflexo. Porque estas figuras compostas de papel, tinta e palavras são, afinal, pessoas como nós.Pela primeira vez, cinquenta das melhores e mais representativas personagens da Literatura Portuguesa dos últimos dois séculos são apresentadas num único livro. Os textos escritos por Bruno Vieira Amaral são um convite à leitura dos romances, o habitat natural de cada uma das personagens, mas também um extraordinário retrato da história e evolução de um país, Portugal.Pablo La NocheTrabalhos e Paixões de Benito PradaO Vale da PaixãoO ViúvoO RetornoO Primo BasílioA MinistraMizé: Antes Galdéria do que Normal e RemediadaGaibéusEsteirosBastardos do SolUma Abelha na ChuvaMau Tempo no CanalEquadorO Crime do Padre AmaroAdeus, PrincesaDomingo à TardeCatarina ou o Sabor da MaçãA MadonaAmor de PerdiçãoA Sala MagentaAlexandra AlphaA Voz dos DeusesPeregrinação de Enmanuel JhesusEurico, o PresbíteroCão Velho entre FloresMemorial do ConventoA SibilaLillias FraserViagens na Minha TerraUma Família InglesaA Morgadinha dos CanaviaisOs MaiasSinais de FogoA RelíquiaA Queda dum AnjoUm Amor FelizGente Feliz com LágrimasO Que Diz MoleroApariçãoA Confissão de LúcioA Amante HolandesaBreviário das Más InclinaçõesO MalhadinhasPortugués,Guapo y MatadorCrónica dos Bons MalandrosUm Crime CapitalO Ano da Morte de Ricardo ReisSeara de VentoLéah
Biografia do autor: Bruno Vieira Amaral nasceu em 1978. Licenciado em História Moderna e Contemporânea, no ISCTE, trabalhou como segurança, operador de telemarketing e foi gerente de cinemas, de um posto de combustível e de um bar, sendo esta a sua formação literária. Em 2002, uma temerária incursão pela poesia valeu-lhe ser seleccionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores. Colaborou no DN Jovem, revista Atlântico e jornal i. Escreve actualmente na revista Ler. Amaral não é o seu apelido, mas contar a história seria penoso.
O lançamento do livro acontecerá hoje, às 18h30, na Bertrand do Picoas Plaza, em Lisboa.A apresentação está a cargo de Ana Cristina Leonardo e João Bonifácio.
Sem comentários:
Enviar um comentário