Vida Roubada
de Adam Johnson
Chancela: Saida de Emergência
Data 1ª Edição: 07/02/2014
Nº de Páginas: 480
Encadernação: Capa Mole
Vida Roubada, vencedor do Prémio Pulitzer 2013, segue a vida de Pak Jun Do, um jovem no país com a ditadura mais sombria do mundo: a Coreia do Norte.
Sinopse
Jun Do é o filho atormentado de uma cantora misteriosa e de um pai dominante que gere um orfanato. É nesse orfanato que tem as suas primeiras experiências de poder, escolhendo os órfãos que comem primeiro e os que são enviados para trabalhos forçados. Reconhecido pela sua lealdade, Jun Do inicia a ascensão na hierarquia do Estado e envereda por uma estrada da qual não terá retorno. Considerando-se “um cidadão humilde da maior nação do mundo”, Jun Do torna-se raptor profissional e terá de resistir à violência arbitrária dos seus líderes para poder sobreviver. Mas é então que, levado ao limite, ousa assumir o papel do maior rival do Querido Líder Kim Jon Il, numa tentativa de salvar a mulher que ama, a lendária atriz Sun Moon.
Em parte thriller, em parte história de amor, Vida Roubada é um retrato cruel de uma Coreia do Norte dominada pela fome, corrupção e violência. Mas onde, estranhamente, também encontramos beleza e amor.
Críticas da imprensa internacional
«Ao tornar o seu herói, e o pesadelo que atravessa, tão completamente vívido, Johnson escreveu um romance arrojado e notável, um romance que não apenas abre uma janela
assustadora sobre o reino misterioso da Coreia do Norte, mas que também investiga o próprio significado do amor e do sacrifício… Pungente e profundamente comovente… simultaneamente satírico e melancólico, sombriamente cómico e dolorosamente elegíaco.»
— Michiko Kakutani, The New York Times
«Notável… Johnson é um escritor maravilhosamente flexível que consegue mudar, em apenas algumas linhas, do absurdo para o atroz… Não sabemos o que realmente se passa naquele lugar estranho, mas este romance, brilhante e oportuno, dá-nos um vislumbre inquietante do que pode ser lá viver.»
— The Wall Street Journal
«Intenção, significância, propósito: a conceção da poderosa primeira parte do romance está cheia dessas qualidades, encerrando o leitor no estreito canal da consciência de Jun Do à
medida que ele é movido como uma peça de xadrez pela mão oculta do Estado. Johnson (…) faz um magnífico trabalho ao conjurar as particularidades físicas quase surreais do país.»
— The New Yorker
«Vida Roubada merece um lugar ao lado das distopias clássicas como Mil Novecentos e Oitenta e Quatro e Admirável Mundo Novo.»
— Barbara Demick, The Guardian
O autor
Adam Johnson ensina escrita criativa na Universidade de Stanford. A sua
ficção tem aparecido nas revistas Esquire, The Paris Review, Harper’s,
Tin House, Granta, e Playboy, bem como em The Best American Short
Stories. A sua obra inclui Emporium, uma coletânea de contos, e o
romance Parasites Like Us. Vive em São Francisco.
Parece ser muito interessante. vou ler!
ResponderEliminar