Editora: Editorial Presença
Ano de Publicação: 2011N.º de Páginas: 156 |
O título em epígrafe é o 16.º volume, e último, por enquanto, da colecção de literatura fantástica composta por 30 títulos de autores célebres como Franz Kafka, Henry James, Edgar Allan Poe e Jack London, de que Jorge Luis Borges foi editor e organizador, e que a Editorial Presença tem vindo a publicar: «A Biblioteca de Babel». Lord Arthur Savile’s Crime and other tales reúne cinco dos mais fantásticos (no género e literalmente) contos escritos por um dos mais versáteis inventores de histórias: Oscar Wilde.Além das curtas histórias O Príncipe Feliz, O Rouxinol e a Rosa e O Gigante Egoísta, podemos encontrar neste livro o conto que dá título ao livro, O Crime de Lorde Arthur Savile, um relato pleno de suspense sobre uma profecia lançada por Septimus Podgers, um quiromante profissional, a Artur Saville, um jovem aristocrata londrino do final do século XIX, quando este convivia numa das pomposas festas de Lady Windermere. O fim, esse, só pode ser trágico.Por fim, em O Fantasma de Canterville Wilde narra-nos a história de um atormentado fantasma que há mais de trezentos anos aterroriza sucessivas gerações da família Canterville, em sua mansão, numa Londres mil-oitocentista. Os últimos descendentes dos Canterville decidem pôr a casa à venda e assim, passarem o testemunho fantasmagórico a outros hóspedes. Os Otis, uma família americana compra a mansão mesmo advertida das histórias de assombrações. Mr. e Mrs Otis são republicanos e educaram os quatro filhos baseando-se no dogma de um mundo materialista, maquinal e sem floreados líricos nem sentimentalistas. Portanto, o medo desenfreado que os antigos habitantes sentiam em relação ao fantasma para esta família é inexistente e isso comprova-se logo na primeira noite, em que o fantasma se revela aos novos inquilinos, mas nenhum membro da família se sente abalado pela sua aparição e até ridicularizam-no. O fantasma passa, então, a temer os vivos quando todas as suas tentativas de assustá-los passam incólumes. Virgínia é a única dos filhos que deixa o seu sangue-frio de lado e aborda-o, tentando compreender o seu historial de vida e sentimentos. Sim, sentimentos.Em O Crime de Lorde Arthur Savile e outros contos podemos encontrar histórias escritas com inteligência, ironia e humor, bem ao estilo do autor de De Profundis.Excertos:[O Príncipe Feliz] «— Querida Andorinha — Disse o Príncipe —, falas-me de coisas maravilhosas, mas mais maravilhoso do que tudo o que existe é o sofrimento dos homens e das mulheres. Não há Mistério tão grande como o da Miséria.» (p. 134)[O Rouxinol e a Rosa] «O Amor é uma coisa tão tola (…) É várias vezes menos útil do que a Lógica, pois não serve para provar nada e está sempre convencer-nos de coisas que não vão acontecer ou a fazer-nos crer noutras que não são verdade.» (p. 147)
Olá
ResponderEliminarQuero ganhar livro!!
Bom Blog!
Continua :)
Bom dia,
ResponderEliminarQuero muito este lvro :)
Adorava lere ...ter este livro!!!
ResponderEliminarEsta colecção é excelente! Tenho alguns volumes mas este título, infelizmente, não tenho. E Oscar Wilde é um dos meus autores preferidos... acho que vai para a wishlist :)
ResponderEliminarAqui fica a participação para o passatempo! Cumprimentos.
ResponderEliminarMuito curioso sobre este livro, parece devera interessante.
ResponderEliminarBoa Tarde,
ResponderEliminarÉ de louvar a existência de passatempos como este, principalmente nos dias de hoje.
Um livro interessante!
ResponderEliminarÓptimo escritor que foi desprezado no seu tempo! Já li vários contos seus como o Fantasma de Canterville ou o livro Dorian Grey e sempre gostei das suas histórias tão a frente do seu tempo.
ResponderEliminar