Páginas

domingo, 18 de maio de 2014

«Oscar Wilde para Inquietos», de Allan Percy

Editora: Marcador
Data Publicação: 6/05/2014
N.º de Páginas: 144

Nesta obra, originalmente intitulada El Coaching de Oscar Wilde, encontramos 99 das mais perspicazes e profundas citações (ditas por Wilde ou expressas por seus célebres personagens) que traduzem a magnitude intelectual wildiana. Após cada frase, que irrompe a negrito em cada capítulo, Allan Percy analisa e desenvolve uma reflexão sobre o que está intrinsecamente subjacente nas curtas frases plenas de jogos irónicos e mordazes, que é apanágio do autor de De Profundis. O autor espanhol não só faz uma interpretação própria das citações como remete o leitor para outros ilustres textos de filófosos, pensadores e escritores, antigos e contemporâneos, como Buda, Dalai Lama, Shakespeare, Dale Canergie, Andy Warhol e Woody Allen, entrelaçando esses pensamentos com os do escritor a quem este livro presta tributo. Um exemplo que mostra a ironia de Wilde é a frase que consta na página 33: «A única diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho é mais duradouro.» Jorge Luis Borges escreveu que «ao contrário de outros escritores, que tentam parecer profundos, Wilde, (…) era-o essencialmente, e tentava parecer frívolo», e é precisamente esta despretensão que transformou as frases de Oscar Wilde as que mais são partilhadas nas redes socias, como sublinha Allan Percy.
De Oscar Wilde para Inquietos, o terceiro livro do autor — que é também especialista em coaching — publicado pela Marcador Editora, há a declarar que é um livro escrito com humor, ideal para quem queira ter compilado algumas das frases que certamente já viu circular pelo seu mail, facebook, etc. Se o autor tivesse puxado mais pelo seu intelecto e menos pelo do dos outros (há demasiadas citações de autores que não Oscar Wilde, que na obra Percy faz uso, para transpor a mensagem de cada aforismo), a obra ganharia mais-valia; ficaria mais homogénea e centrada. Todavia, depois de lido, Oscar Wilde para Inquietos pode estar sempre na mesa-de-cabeceira e aberto aleatoriamente sempre que haja motivos para buscar inspiração, em um qualquer momento mais letárgico, que apresente-se no quotidiano.

http://silenciosquefalam.blogspot.pt/2014/04/oscar-wilde-para-inquietos-e-o-novo.html

Excerto:
«Quando examinamos a sua vida e lemos as suas palavras, tanto as suas obras como todas aquelas frases em forma de citação que nos chegaram dele, fica-nos uma mensagem: Wilde convidava-nos a viver a vida como se fosse uma obra de arte.» (p. 121)

13 comentários:

  1. Pelas citações que vamos conhecendo, deve ser imperdível...e a capa está o máximo!

    ResponderEliminar
  2. Adorava ter este livro, de vez em quando uma boa citação no momento certo, pode-nos levar a mudar muito na nossa vida e/ou forma de estar.

    ResponderEliminar
  3. Citações dizem muitas vezes o que sentimos e a capa está fantástica. Gostava de ler!

    ResponderEliminar
  4. Um livro que adorava ler. Já ouvir falar muito dele.

    ResponderEliminar
  5. Amo Oscar Wilde! Aquele homem era um génio, mesmo! O único livro que mudou a minha perspectiva de vida foi o "Retrato de Dorian Gray". Depois de o ler, nunca mais fui a mesma pessoa!

    ResponderEliminar
  6. Este livro me parece inspirador uma maneira mais importante de ver a vida.

    ResponderEliminar
  7. Estou com muita curiosidade de ler este livro. Obrigada por me abrir o apetite!

    ResponderEliminar
  8. Só pode ser bom... adoro Oscar Wilde!!!

    ResponderEliminar
  9. Adoro a capa do livro, e gostava de o ler, adoro citações!

    ResponderEliminar
  10. adoro Oscar Wilde, este livro é genial nunca paramos de pensar nem de sorrir :)

    ResponderEliminar