Editora: Editorial Presença
Data Publicação: 02/03/2010N.º de Páginas: 216 |
É um dos livros inseridos no PNL - Plano Nacional de Leitura, e foi publicado originalmente em 2009 sob o título If I Stay; um ano depois a Editorial Presença fez a tradução da obra para português. A história de Se Eu Ficar é baseada em acontecimentos reais vividos de forma dolorosa pela autora, que no prefácio da obra refere que quando começou a escrever o livro, não sabia qual iria ser o final que daria à história, mais precisamente qual seria a decisão de Mia, a protagonista.Uma família de quatro cheia de vida, constituída por Mia, uma adolescente de dezassete anos, Teddy, o irmão mais novo, e os pais, vivem em Oregon, nos Estados Unidos. Após uma noite em que caira neve, esta família prepara-se para mais um dia vulgar, e após tomado o pequeno-almoço, instalam-se todos no automóvel para um passeio. O mundo da família é repentinamente virado do avesso após um acidente de viação devastador. Logo na página 23 do livro o acidente é descrito e até à última página ser virada — num compasso que na acção dura vinte e quatro horas — o que sucede-se após o factídico desastre é contado pela voz de Mia, a única sobrevivente, que ficara em coma. Através de reflecções sobre esse momento presente, em que recebe visitas de amigos e familiares, e acontecimentos do passado dados a conhecer através de inúmeros flashbacks, Mia vai ponderando se vale a pena mesmo voltar à vida, após a tremenda perda do clã familiar. A sua decisão é só conhecida nas últimas linhas do romance, e é, sem dúvida, esse suspense criado que cativa a leitura. Um aspecto muito bem conseguido foi a forma como a autora incorporou musicalidade ao relato, através de menções a Yo-Yo Ma, Beethoven, Wagner, Ennio Morriconne, etc.Há que salientar que a leitura deste romance não é de todo linear: os imensos episódios de flashbacks assumem-se como forçados e desnecessários para o bom entender da história; Gayle Forman explora um tema bastante emotivo, contudo falta sentimento no tom das frases, na conjugação das palavras; o final é previsível; e sendo um romance denominado juvenil (e mesmo que não fosse) há frases pouco agradáveis (e dispensáveis) de se ler como a que vem na página 25: «No asfalto estão pedaços do cérebro do meu pai.»Se Eu Ficar, bestseller do New York Times, teve a sua continuação publicada sob o título Espera Por Mim (Editorial Presença, Junho de 2013) e a sua adaptação cinematográfica estreia em breve: nos E.U.A. a 22 de Agosto, a 28 de Agosto em Portugal e a 4 de Setembro nas salas de cinema brasileiras.
Queria muito ler este :)
ResponderEliminarSem dúvida que será uma aquisição para breve. Sem dúvida que após ler várias opiniões sobre este livro fiquei com muita curiosidade em ler.
ResponderEliminarGostava de conhecer o conteúdo deste livro. Já o vi tão divulgado e com tão boas impressões, que fiquei com vontade de o ler. Ainda tenho alguns para despachar primeiro, mas este fica na lista de espera.
ResponderEliminarEste livro parece ter uma história muito interessante e apaixonante, já esta na minha wishlist :)
ResponderEliminarJá vi o filme e gostei bastante mas gosto sempre de ler o livro e por norma gosto muito mais dos livros :)
ResponderEliminarParece ser um história interessante.
ResponderEliminarparece ser uma história interessante....
ResponderEliminarGostava de ler este!
ResponderEliminarparece interessante o livro
ResponderEliminarparece interessante gostava de o ler
ResponderEliminarPelo facto de reflectir factos verídicos, este post despertou-me a vontade de ler este livro mesmo existindo as tais "frases dispensáveis". Uma (ou várias) experiência(s) traumáticas vividas podem significar o ponto de viragem na vida de alguém ou fim desta.
ResponderEliminarPelo facto de reflectir factos verídicos, este post despertou-me a vontade de ler este livro mesmo existindo as tais "frases dispensáveis". Uma (ou várias) experiência(s) traumáticas vividas podem significar o ponto de viragem na vida de alguém ou fim desta.
ResponderEliminarTenho o livro "Espera Por Mim", mas gostava de ler primeiro "Se Eu Ficar"
ResponderEliminarEstou muito curiosa em relação a este livro, sem dúvida uma leitura para breve.
ResponderEliminarJá ouvi tanto falar deste livro, que fiquei curiosa e inclusive comecei agora a lê-lo para ter oportunidade de o fazer antes de ver o filme :)
ResponderEliminarSem dúvida um livro para se ler!
ResponderEliminarBoa escrita e história excelente e cativante :)
Este já esta cá em casa a espera de ser lido pela sinopse parece muito interessante possivelmente será a próxima leitura. :)
ResponderEliminarJá vi o filme agora tenho que ler o livro porque gostei da historia do cinema
ResponderEliminarSem duvida um otimo livro e uma boa adaptação ao cinema!!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMto bom livro e otima adaptação a filme!!
ResponderEliminarO próprio filme já é comovente, aposto que o livro causará mais impacto.
ResponderEliminarProvavelmente será a minha próxima leitura.
Já li este livro faz um ano.
ResponderEliminarAdorei e a seguir li a sua continuação.
Recomendo muito a sua leitura,mesmo sendo dirigido para as camadas mais jovens. Nele encerram vários conselhos.
:)
Este livro tem uma historia interessante. Aconselho a ler!!!Eu adorei!!!
ResponderEliminarJá vi o filmes, mas por norma o livro é sempre melhor que o filme. Ainda nao tive oportunidade para o ler, mas tenho muito interesse em o fazê-lo, pois achei o filme muito bom, com uma história incrível!
ResponderEliminarJá vi o filme e adorei, mas gosto sempre de ler o livro uma vez que muitas vezes o filme fica aquém do esperado :)
ResponderEliminarTenho uma enorme curiosidade de o ler, e já que aí vem o filme também o verei!!
ResponderEliminarTenho uma enorme curiosidade de o ler, e já que aí vem o filme também o verei!!
ResponderEliminarEstou interessada em ver o filme, mas ainda mais o livro! Já que as vezes diferencia um pouco...
ResponderEliminarFiquei com curiosidade em ler :)
ResponderEliminarEstou a pensar em oferecer este à minha irmã!
ResponderEliminarGostei bastante do filme, o livro parece não desapontar!
ResponderEliminar