Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Novidade da Palimage editora: «O Poder Local em Penela»

A Palimage convida todos os leitores a marcarem presença no lançamento do livro O Poder Local em Penela (1640-1834), de Cristóvão Mata, que terá lugar no Pavilhão Multiusos de Penela, pelas 17h30, no dia 29 de Setembro.


O Poder Local em Penela 
(1640-1834)
de Cristóvão Mata

Colecção: Raiz do Tempo
Género: História
N.º páginas: 264
Data publicação: Setembro 2014
Editora: Palimage

Sinopse
O livro O Poder Local em Penela (1640-1834), da autoria de Cristóvão Mata resulta de uma tese de mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no ano de 2012, tendo sido elaborada no âmbito de uma bolsa de investigação patrocinada pelo município de Penela. Insere-se num dos objetivos do Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut (CEHLR – SDA), em particular no que concerne à promoção e divulgação do conhecimento sobre a História da vila de Penela.

Num panorama historiográfico em que escasseiam os estudos sobre municípios de tutela senhorial, este livro de Cristóvão da Mata acrescenta conhecimento reforçando resultados já apresentados por outros autores, nomeadamente no que concerne ao perfil social das vereações concelhias, problemática central do estudo.

A obra carreia, ainda, outra evidência empírica dotada de elevado potencial explicativo para a compreensão do percurso histórico particular da vila de Penela e que se configura como hipótese relevante para a História do país. A título de exemplo invocamos a identificação, por parte dos procuradores de Penela às cortes da Restauração, da fiscalidade e dos problemas de transportes como causas de “decadência” económica, expressa, por exemplo, na perda de dinamismo das feiras no século XVII.

Na linha da historiografia municipalista elaborada nas últimas quatro décadas, o livro O Poder Local em Penela (1640-1834), evidencia o papel desempenhado pelo poder concelhio na governação do quotidiano das populações (da justiça ao abastecimento local), bem como a sua ação no governo global do país, nomeadamente em matéria de cobrança de impostos.

O Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut, regozija-se com a publicação desta obra por constituir, por um lado, um importante contributo para o conhecimento e divulgação da História de Penela enriquecendo, por outro, a História do Poder Local em Portugal.

O autor
Cristóvão Mata é natural de Alenquer (1986). Na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra licenciou-se em História e realizou o curso de segundo ciclo História Moderna: Poderes, Ideias e Instituições. No âmbito deste mestrado elaborou uma dissertação sobre o governo municipal do concelho de Penela entre a Restauração e o Liberalismo, que agora se verte nas páginas deste livro. Actualmente encontra-se a desenvolver na mesma instituição de ensino um projecto de doutoramento sobre A Casa de Aveiro na constelação dos poderes senhoriais: estruturas de domínio e redes clientelares, tema sobre o qual escreveu “A Casa de Aveiro: poder e património” [Revista Portuguesa de História. Volume 44 (2013)]. É também autor de “A Misericórdia de Coimbra: benfeitores e assistidos (1668-1910)” [Revista de História da Sociedade e da Cultura. Volume 12 (2012)], tendo ainda apresentado nos últimos anos algumas comunicações sobre o poder concelhio durante a Época Moderna.

Sem comentários:

Enviar um comentário