Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

«Terapia Focada nas Emoções» é uma das novidades da Coisas de Ler, para este mês


Terapia Focada nas Emoções
de Leslie Greenberg

N.º páginas: 215
Colecção: Olhar
Editora: Coisas de Ler
«O advento da perspetiva da emoção como recurso adaptativo e sistema de significado - e não como algo de que nos temos de libertar de forma catártica, ou que temos de modificar ou corrigir pelo pensamento – e da compreensão do seu papel nos relacionamentos humanos e na psicoterapia produziu uma mudança radical no campo da psicoterapia. Esta nova visão acabou por determinar uma nova agenda para a investigação, em que se procura identificar os processos que melhor facilitam a mudança nas emoções, concebendo a emoção como variável independente e não como variável secundária à cognição. 
Para os clínicos, o grande desafio é o de escolherem práticas que promovam o acesso à emoção e a tomada de consciência emocional e que auxiliem os pacientes a transformarem as suas emoções desadaptativas. Espero que a leitura e estudo deste livro ajudem o leitor a melhorar a sua compreensão de como facilitar este tipo de mudança emocional.» - Les Greenberg
«O modelo terapêutico de Leslie Greenberg designado Terapia Focada nas Emoções é, claramente, um dos mais importantes contributos para o campo da Psicoterapia nos anos mais recentes.» Marvin Goldfried, PhD, professor de Psicologia e Presidente da Society of Clinical Psychology, Divisão 12, da American Psychological Association
Leslie Greenberg

O autor
Leslie Greenberg, PhD, é professor e investigador da 'York University' de Toronto (Canadá) e diretor da 'York University Psychotherapy Research Clinic'. Assina em coautoria as principais obras sobre o modelo terapêutico designado 'Terapia Focada nas Emoções'. Foi presidente da 'Society for Psychotherapy Research' (SPR) e recebeu o SPR 'Distinguished Research Career Award' e o 'Carl Rogers Award' da 'American Psychological Association'. Faz clínica privada individual e de casal e orienta encontros de formação na abordagem focada nas emoções.


O Manual do projecto CAT (82 páginas)
e
O Caderno do Projecto CAT (55 páginas)

de Philip C. Kendall 

Colecção: Obras Philip C. Kendall
Editora: Coisas de Ler
Sinopse
Este manual dirigido ao terapeuta descreve um tratamento cognitivo comportamental (TCC), de 16 sessões individuais, para a ansiedade em jovens (14-17 anos de idade). As estratégias que serão detalhadas aqui devem ser utilizadas em articulação com o Livro de Atividades do Projeto C.A.T. Da mesma forma, o Livro de Atividades, que contém exercícios e tarefas desenvolvidas para adolescentes está coordenado com o conteúdo do manual do terapeuta.
Embora o Projeto C.A.T. seja baseado no 'Gato Habilidoso' e seja consistente com este programa, foram realizados vários ajustamentos para os adolescentes. Os adolescentes não têm grande disposição para tolerar atividades que são vistas por eles como imaturas ou infantis. Nós concordamos e preferimos, em vez disso, ter um manual de tratamento e um livro de atividades que são ajustados ao nível de desenvolvimento do jovem. Assim, uma vez que o 'Gato Habilidoso' foi originalmente desenvolvido para crianças ansiosas dos 8 aos 13 anos, foram realizados alguns ajustamentos. Para aqueles com experiência prévia com o programa do Gato Habilidoso, descrevemos algumas mudanças que irão encontrar no Manual do Projeto C.A.T.
Primeiro, o Projeto C.A.T fornece mais informação sobre a natureza da ansiedade, o que é e de onde vem. Em segundo lugar, há um maior aprofundamento da utilização estratégica do plano MEDO e da sua aplicação numa diversidade de situações. Em terceiro lugar, na secção do processamento cognitivo, abordamos as diferentes “armadilhas do pensamento”, que são descritas de maneira a ter em conta a maior maturidade cognitiva dos adolescentes. A maior ênfase no processamento cognitivo é acompanhada por uma diminuição do foco no reconhecimento dos afetos – os adolescentes já têm alguma compreensão dos diferentes estados emocionais. Em quarto lugar, utilizamos um sistema de pontos para ir assinalando o sucesso do jovem, em alternativa aos autocolantes. Em quinto lugar, como já foi referido, existe um maior foco no encorajamento da independência.
As questões que emergem na terapia com adolescentes são diferentes das que emergem com crianças e o Manual do Projeto C.A.T. oferece orientações ao terapeuta. Cada sessão inclui sugestões, por exemplo, como lidar com um adolescente resistente, um adolescente deprimido, e estratégias gerais para estabelecer uma relação com o cliente adolescente.
Nós reconhecemos que não conseguimos abordar todos os assuntos com que um terapeuta de adolescentes se depara. Encorajamos a adesão ao protocolo, mas com flexibilidade. Mudar o programa para algo diferente não é aconselhado, sendo preferível fazer ajustamentos para individualizar o programa. Defendemos a flexibilidade com fidelidade, como costumamos dizer.
Philip C. Kendall

O autor
Philip Kendall é um dos mais reputados autores na área da psicologia clínica com crianças e o seu modelo de intervenção nas perturbações de ansiedade da infância e da adolescência tem sido repetidamente validado desde os anos noventa, através de ensaios clínicos aleatórios em diversos países e com resultados muito positivos, a curto mas também a longo prazo, reunindo assim as condições para ser considerado um programa com suporte empírico reconhecido pela comunidade de peritos.

Outras obras da mesma colecção: O Caderno do Gato Habilidoso e O Livro do Gato Habilido 


Sem comentários:

Enviar um comentário