Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Novidade da FAKTORIA K: «Inventário dos Animais com Cauda»

Inventário dos Animais com Cauda
de Lucile Guittienne, Pierre-Antoine Gérard (textos) e Emmanuelle Tchoukriel (ilustrações)

Direcção de: Virginie Aladjidi
Data de publicação: 31/10/2014
Páginas: 48
Dimensões: 21,5 x 30 cm
Encadernação: Cartonado
Título original: Inventaire illustré des animaux à queue
Tradução: Ana M. Noronha
Editora: FAKTORIA K

O livro
Este inventário permite-nos observar os animais a partir de um ponto de vista simultaneamente curioso e científico, e descobrir uma natureza surpreendente que nunca deixa de nos fascinar...

A raposa, a lontra, o tritão, o pardal… são animais vertebrados que contam com um apêndice corporal mais importante do que parece. Com formas, cores e funções distintas em cada espécie, este prolongamento da coluna vertebral é um órgão muito interessante, tal como este livro evidencia.
O Inventário ilustrado dos animais com cauda surgiu na sequência da exposição «Parce Queue», organizada pelo Museu de História Natural de Neuchâtel e apresentada no Museu-Aquarium de Nancy, vinculado à Universidade de Lorraine.
Esta obra reúne mais de 40 referências a uma fauna que habita em lugares muito diversos do planeta, parte da qual está presente na nossa geografia. Para cada animal, é indicado o nome comum e científico, a classificação zoológica e uma descrição que inclui a utilidade conferida pela respetiva cauda: a manutenção do equilíbrio, o agilizar da deslocação, a comunicação com os seus congéneres, o ataque ou a defesa…
Virginie Aladjidi dirigiu a obra, com textos de Pierre-Antoine Gérard e Lucile Guittienne, responsáveis pelo Museu-Aquarium de Nancy. Tal como para os restantes títulos desta série, Emmanuelle Tchoukriel fez as ilustrações, que se destacam pelo realismo na representação dos animais e pela mestria no uso da aguarela e no jogo de transparências.
Um álbum científico e instrutivo, acessível a leitores de todas as idades, para aprofundar o conhecimento sobre a biodiversidade e sensibilizar para a necessidade de preservação da natureza.





Sem comentários:

Enviar um comentário