Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Livro inédito de Gabriel García Márquez, entre os próximos lançamentos da LeYa


Eu Não Venho Fazer um Discurso
de Gabriel García Márquez

Sinopse
Os 21 textos que Gabriel García Márquez reuniu neste livro foram escritos pelo autor com a intenção de serem lidos por si próprio em público, e percorrem praticamente toda a sua vida, desde o primeiro, que escreveu aos dezassete anos para se despedir dos seus colegas da secundária em Zipaquirá, até ao que leu perante as Academias da Língua e os reis de Espanha ao cumprir oitenta anos, em 2007.
Estes discursos do premio Nobel ajudam-nos a compreender mais profundamente a sua vida e revelam-nos as suas obsessões fundamentais como escritor e cidadão: a sua fervorosa vocação para a literatura, a paixão pelo jornalismo, a inquietação perante o desastre ecológico que se avizinha, a proposta para simplificar a gramática, os problemas da sua terra colombiana ou a lembrança emocionada de amigos escritores como Julio Cortázar ou Álvaro Mutis, entre muitos outros.
Um exemplo da sua irreverência acontece no final de um discurso para uma assistência composta por militares em que termina afirmando que «as vidas de todos nós seriam melhores se cada um de vocês trouxesse sempre um livro na sua mochila.»

Disponível a partir de 7 de Abril.



Cat Daddy
de Jackson Galaxy

Sinopse
O que o gato mais incorrigível do mundo me ensinou sobre a vida, o amor e a importância da verdade.

A capacidade de Jackson Galaxy em se relacionar com os felinos mais problemáticos – já para não falar do stresse causado na relação com os seus donos – é inspiradora. Neste livro, Galaxy conta a marcante história da sua relação de treze anos com um gato de pequeno porte, de pelo curto, chamado Benny, e dá conselhos para quem vive, cuida e ama o felino que tem em casa.
Quando Benny chegou à sua vida, Galaxy vivia uma fase muito conturbada, com dependências e isolamento, era artista de rock e trabalhava em part-time num abrigo para animais. O antigo dono de Benny entregara-o no abrigo, numa caixa de cartão com a bacia desfeita pelos pneus de um carro, e descrevera-o como «incapaz de criar laços afetivos». Nada poderia estar mais longe da verdade.
Cat Daddy é um relato inspirador de dois seres fragmentados, que se ajudaram mutuamente a recuperar. Galaxy tinha de estar disposto a aprender e a mudar, e com Benny aprendeu que os gatos precisam de nós, seres humanos, para terem uma vida mais feliz e saudável.

Disponível a partir de 14 de Abril.




Mindfulness - O Livro de Colorir
de Emma Farrarons

Sinopse
A prática de mindfulness nunca foi tão simples. Tudo o que precisa para relaxar está aqui: lápis e desenhos para colorir.

Ansioso? Stressado? Não vale a pena. Faça uma pequena pausa. Neste livro vai encontrar uma série de desenhos criados pela artista plástica Emma Farrarons. Foram concebidos para apelar à sua imaginação. Quando os começar a pintar vai ver como é relaxante. É como fechar uma porta e deixar os problemas do lado de fora.
Consigo ficarão apenas os lápis e o prazer antigo de transformar uma folha a preto e branco num festival de cores. Enquanto isso, estará a dedicar a sua atenção plena (mindfulness) ao essencial: a sua mão que desenha. (E, claro, nada o impede de se juntar aos filhos, pois se há coisa a que não resistem, é ver um pai, ou uma mãe, entretidos a desenhar).

Disponível a partir de 14 de Abril.




Perguntem a Sarah Gross
de João Pinto Coelho

Obra finalista do prémio LeYa em 2014.

Sinopse
Fora ali que Sarah Gross aprendera a ser feliz. Mas eles chegaram e mudaram tudo.
Até o nome da cidade. Auschwitz?
Que raio era Auschwitz?

Em 1968, Kimberly Parker, uma jovem professora de Literatura, atravessa os Estados Unidos para ir ensinar no colégio mais elitista da Nova Inglaterra, dirigido por uma mulher carismática e misteriosa chamada Sarah Gross. Foge de um segredo terrível e procura em St. Oswald’s a paz possível com a companhia da exuberante Miranda, o encanto e a sensibilidade de Clement e sobretudo a cumplicidade de Sarah. Mas a verdade persegue Kimberly até ali e, no dia em que toma a decisão que a poderia salvar, uma tragédia abala inesperadamente a instituição centenária, abrindo as portas a um passado avassalador.
Nos corredores da universidade ou no apertado gueto de Cracóvia; à sombra dos choupos de Birkenau ou pelas ruas de Auschwitz quando ainda era uma cidade feliz, Kimberly mergulha numa história brutal de dor e sobrevivência para a qual ninguém a preparou.
Rigoroso, imaginativo e profundamente cinematográfico, com diálogos magistrais e personagens inesquecíveis, Perguntem a Sarah Gross é um romance trepidante que nos dá a conhecer a cidade que se tornou o mais famoso campo de extermínio da História.

Disponível a partir de 21 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário