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sábado, 6 de junho de 2015

«Autismo – Compreender e agir em família», um livro destinado a todos aqueles que lidam com bebés e crianças com Perturbações do Espectro do Autismo

Em Autismo – Compreender e agir em família (Lidel, 348 pp.), Laurie A. Vismara, Geraldine Dawson e Sally J. Rogers, as três autoras americanas e criadoras do revolucionário programa de intervenção precoce em crianças com autismo - Modelo Denver, procuram oferecer informação, ferramentas e estratégias para utilização durante as interações diárias com as crianças, no seu ambiente natural.

Os pais, como principais intervenientes, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças com PEA – são tão eficazes como os terapeutas no ensino de competências importantes afetadas pelo autismo - e é por isso essencial que comecem a agir desde que a doença é diagnosticada aos seus filhos. Os desafios de aprendizagem do autismo precoce são explicados neste livro, e os pais e educadores são orientados no desenvolvimento de estratégias adequadas para ajudarem os mais pequenos a explorar e desfrutar do mundo da melhor maneira possível.

Ao longo das páginas são contadas histórias reais de sucesso e dadas a conhecer diversas atividades construídas e adaptadas, todas elas através da aprendizagem nas rotinas típicas do dia-a-dia, como o banho, as refeições e em particular nas brincadeiras e nos jogos. Implementar atividades que ajudem a expressar desejos, sentimentos e interesses através da linguagem corporal são alguns dos métodos explicados e desenvolvidos pelas especialistas.

«As crianças com autismo podem desfrutar de uma vida significativa, produtiva e plena. (…) Por muito difícil que a vida lhe possa parecer agora, há ações que pode tomar já a partir de amanhã que irão, com o tempo, fazer uma tremenda diferença no futuro do seu filho. (…) Pode ter esperança de que o seu filho irá aprender, envolver-se e relacionar-se com as outras pessoas.»
In Introdução

De fácil leitura, o livro ajuda os cuidadores de crianças com esta perturbação a estimularem a sua capacidade de aprendizagem. Cada capítulo foi concebido para abordar as perguntas, preocupações e desafios que os pais/outros cuidadores de crianças com autismo experimentam.

As autoras
Sally J. Rogers. Professora de Psiquiatria no Instituto MIND da Universidade da Califórnia, em Davis, e pioneira na área das pesquisas sobre o autismo. Com Geraldine Dawson e colegas, desenvolveu o Modelo Denver de Intervenção Precoce, a abordagem de tratamento que serve de base para este livro.

Geraldine Dawson. Diretora executiva da organização Autism Speaks e professora de Psiquiatria na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. É também diretora fundadora do Centro de Autismo da Universidade de Washington. É uma defensora acérrima das famílias.

Laurie A. Vismara. Cientista e investigadora clínica no Instituto MIND da Universidade da Califórnia, em Davis e analista do comportamento credenciada. 


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