Páginas

sábado, 29 de agosto de 2015

«A Escada Vermelha», de Rafael Pérez Hernando

Editora: Kalandraka
Data de Publicação: 28/08/2015
N.º de Páginas: 36

O pássaro que protagoniza esta história não vai a lado nenhum sem a sua funcional escada de madeira. Usa-a para tudo: para subir e descer aos telhados, às árvores, às nuvens, e até para se deslocar à lua. Este pássaro ingénuo e mal-informado utiliza muitas vezes a preciosa escada sem se aperceber da sua capacidade inata de resolver, sem a ajuda de ‘muletas’ ou outros suportes, os demais obstáculos que surgem todos os dias. Ele acomodou-se; não se dá conta que a candura que possui só enfraquece a sua autoconfiança; já nem se lembra que possui asas, de nunca delas fazer uso.
Um dia a escada sumiu e a preocupação instalou-se. O que faria agora a ave de bico amarelo, sem o seu objecto estimado? Felizmente, o pássaro tinha um coelho amigo que o observou durante as suas constantes subidas e descidas no bosque. Assim, o coelho, que era dono de uma agudeza de espírito, ‘abriu-lhe os olhos’: «tu não precisas dela, és um pássaro!». Ultrapassada a estupefacção, o pássaro «pôs-se a voar.»
A Escada Vermelha possui uma narrativa verbal simples e pedagógica, predominantemente aglomerada de forma sequencial ascendente e descendente, conseguindo assim com que os primeiros leitores consigam aprender o significado dos vocábulos. Neste álbum, as imagens e as palavras andam de mãos dadas: as ilustrações são apresentadas com cores intensas, conseguidas através de lápis de cor e tintas diluídas em água, destacando-se os azuis e o ocre.
O livro introduz questões como o tamanho dos objectos, as distâncias, as essências das coisas, e por um lado mais educativo sobressai valores importantes que os mais pequenos devem já começar a nutrir, como a autoconfiança, a interajuda e a amizade. 
A Escada Vermelha, o segundo livro do escritor e ilustrador espanhol Fernando Pérez Hernando (Conducir es Fácil foi editado pela editora A buen paso, em 2012), foi publicado neste mês de Agosto em outros três idiomas, além do português.
Além de criar trabalhos de ilustração e design, Fernando Pérez promove oficinas de pintura com crianças, no seu ateliê. O artista diz que para a estimular a sua criatividade busca inspiração nos seus dois filhos.

O processo de criação artística de A Escada Vermelha


O autor na veste do protagonista do livro


9 comentários: