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segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Novidades para Setembro da editora Coisas de Ler


A Dor - uma visão multidisciplinar
Coordenação de Nuno Barata

Colecção Olhar nº 25 
N.º de páginas: 198
Tema: Psicologia, Saúde e Medicina
Data de publicação: 11/09/2015

Sinopse
Esta obra apresenta-nos um ensaio bem-sucedido de partilha de apreensões teóricas e de ensaios práticos no grande espaço da Intervenção na Dor.
Tendo como pano de fundo o profundamente e essencial desenvolvimento significativo dos serviços de Intervenção clínica na Dor, este livro, resultado do contributo integrado de profissionais com focos e abordagens diferenciadas, apresenta-se como um trabalho de bastante relevância para todos aqueles que buscam melhor entender e mais saber sobre a Dor e de reconhecer configurações de bem interceder nesta experiência subjetiva, na qual importa aceder as narrativas do paciente para convenientemente reconhecer a veemência e profundidade, bem como ao seu poder de suporta-la ou não.
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Coordenação
Nuno Barata, Psicólogo e Psicoterapeuta; Doutor em Psicologia Clinica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela em 2009; Professor Auxiliar na Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Coordenador do 2.º Ciclo em Educação Especial; Coordenador da PG Intervenção na Dor; Participou do Projeto da Dor Aguda Pós-Operatória no SNS; Scientific Board na revista cientifica internacional Iberian Journal of Clinical and Forensic Neuroscience; Membro do Conselho Editorial da Revista Cientifica da Universidade de Mindelo RUMUS. Entre outros autores como Ana Paula Relvas, José Luis Pais Ribeiro, Luis Batalha, Miguel Ricou, Pedro Nobre entre outros.



Fragilidade em Idosos
de Mafalda Duarte

Colecção Olhar nº 23 
N.º de páginas: 163
Tema: Psicologia, Saúde
Data de publicação: 15/09/2015

Sinopse
«Esta obra pioneira sobre a fragilidade em portugal oferece-nos uma revisão exaustiva da literatura sobre um tema extremamente atual, explorando o conceito de fragilidade nas suas várias perspetivas. Este livro dá-nos ainda a conhecer os primeiros resultados empíricos sobre a situação de fragilidade de pessoas idosas a residir na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do estado de arte no âmbito desta temática que constitui uma preocupação central de todos os que trabalham em envelhecimento. Para os profissionais de saúde é uma obra fundamental para perceber o processo de envelhecimento patológico e programar a intervenção, contribuindo para o desenho dos caminhos que é necessário percorrer para identificar a condição de fragilidade e modificar os fatores predisponentes desta condição, promovendo estratégias para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas mais velhas.
Estamos certos que esta é uma obra que colmatará uma falha em termos de literatura, no âmbito da gerontologia e geriatria e que constitui uma mais-valia para quem procura uma maior fundamentação científica acerca do processo de envelhecimento patológico e a sua prevenção.»
Constança Paúl in Prefácio
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A autora
Mafalda Duarte, é licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI), é mestre em Gerontologia pelo European Master in Gerontology (EUMAG) pela Vrije Universiteit Amsterdam e é mestre em Gerontologia Social pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS - UP). É doutorada Gerontologia e Geriatria, pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS - UP). É Presidente no Instituto Superior de Saúde do Alte Ave (ISAVE) e membro da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI) / Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS). Os seus interesses de estudo incidem nos domínios psicológicos associados à condição de pessoa idosa frágil e na criação de propostas de intervenção na fragilidade.



Família, Escola e Sucesso Escolar
de Maria do Sameiro Araújo

Coleção Olhar nº 26
N.º de páginas: 243
Tema: Educação, Psicologia, Saúde
Data publicação: 25/09/2015

Sinopse
Basta irmos a um estabelecimento de ensino e falarmos com os diversos membros da comunidade educativa para nos apercebermos da complexidade do relacionamento entre os encarregados de educação e os professores. De uma forma simplista, podemos dizer que ninguém está satisfeito: os pais responsabilizam os docentes pelas dificuldades dos filhos, e quem ensina não deixa de considerar que os progenitores poderiam fazer muito mais pelo sucesso escolar dos estudantes. Esta dificuldade não deixa de ser paradoxal porque, à primeira vista, a conjugação de esforços deveria ser a regra, já que os adultos em causa têm, à partida, o mesmo objetivo comum: fazer com que os jovens progridam na aprendizagem e manifestem níveis elevados de bem-estar. No entanto, nem sempre assim acontece e não raro vemos o desejado diálogo ser transformado em disputas, rivalidades e dificuldades de cooperação, donde resulta um evidente prejuízo para os alunos.

«Para tentar ultrapassar estas dificuldades, Maria do Sameiro Araújo realizou uma investigação junto de vinte casais, pais de 20 alunos do 9º ano de escolaridade, de 3 escolas públicas do concelho de Barcelos. Foram constituídos dois grupos, um formado por 10 pais de alunos com sucesso escolar, o outro com 10 pais de estudantes considerados de insucesso escolar. As conclusões mais relevantes demonstram que os pais de filhos com sucesso assumem, perante a escola, uma atitude proativa de acompanhamento permanente e de «estar por dentro», enquanto o grupo de insucesso manifesta um comportamento menos presente, caracterizado pela preocupação de não estar em falta, não tendo grandes expectativas quanto ao êxito dos filhos. Na perspetiva da autora, o psicólogo escolar deve ser um agente de mudança, tendo sempre presente a necessidade de colaboração com todos os sistemas envolvidos.»
Daniel Sampaio in Prefácio
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A autora
Maria do Sameiro Araújo, Maria do Sameiro Araujo, é Psicóloga (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto), Mestre e Doutorada em Psicologia (Escola de Psicologia da Universidade do Minho). Especializada em Psicologia da Educação Especial (Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho), possui formação pós-graduada em Terapia Familiar (Colégio Universitário de Altos Estudos) e em Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação (Instituto Português de Psicologia). Foi investigadora do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (onde efetuou a investigação agora publicada, desenvolvida no âmbito do doutoramento) e e atualmente investiga-dora do Instituto de Neuropsicologia Portucalense. Autora e coautora de vários artigos e publicações de especialidade, de âmbito nacional e internacional, foram docente universitária e psicóloga da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1996 - 2004 e 2004 2006) e exerce atividade num agrupamento de escolas publico e em clínica privada.

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