Criaturas de um Dia
e outras histórias da psicoterapia
de Irvin D. Yalom
Editora: Saída de EmergênciaNº de Páginas: 240Data 1ª Edição: 09/10/2015Título original: Creatures of a DayTradução: Casimiro da PiedadePrefácio: Isabel Stilwell
Todos nós somos criaturas de um dia, tanto os que lembram quanto os que são lembrados.
SinopseHá muito que aguardávamos por uma nova recolha de histórias do reconhecido psiquiatra Irvin Yalom com as descrições das duras batalhas dos seus pacientes quando finalmente se deparam com os dois grandes dilemas existenciais: como ser detentor de uma vida com sentido, e como lidar com o fim inevitável.Nestas páginas conhecemos uma enfermeira, à deriva numa vida miserável, que perdeu o filho, e que, como profissão, tem de consolar os outros das suas desgraças, que nunca parecem tão imensas como a sua. Conhecemos o homem de negócios de sucesso que, à beira do suicídio, desespera sobre os segredos que apodrecem qualquer relação que tenha. Conhecemos também uma psicóloga cujo estudo sobre a condição humana fragmenta e danifica as memórias preciosas que tem de uma amiga há muito perdida. Conhecemos ainda um homem cuja rejeição da filosofia força inclusivamente Yalom a lutar com uma crise de confiança. Os seus nomes e histórias permanecerão na nossa memória muito depois de termos virado a última página.
Divertido, chocante e real, Criaturas de um Dia é uma declaração honesta sobre os obstáculos da vida humana. Mas também uma celebração de alguns dos seus bens mais valiosos – amor, família, amizade.
«Quando o leitor vira a última página e, com pena, fecha o livro, tem a certeza de que, mais do que nenhum outro, este lhe revelou Yalom, pelo próprio Yalom. E que é tempo de começar a conhecer-se a si mesmo.»Isabel Stilwell, in Prefácio
Lançamento: A obra será apresentada por Luís Corte Real, Rui Oliveira, Daniel Sousa e Isabell Stiwell, a 9 de Outubro, às 18h30, no Auditório Vitor Almada. Irvin D. Yalom participará via skype.
Post-scriptum em 15/10/2015: Vídeo da apresentação do livro disponível aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário