Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

«Pequenas Células Cinzentas - Citações de Poirot», de Agatha Christie

Editora: Edições ASA
Data de Publicação: 05/11/2015
N.º de Páginas: 160
Tem a cabeça do formato de um ovo, um espesso bigode hirsuto e sempre impecavelmente aparado, não é nada modesto, antipático quando o confundem com um francês, e está sempre se gabando da forma como usa as suas células cinzentas. O seu nome é Hercule Poirot e é provavelmente o melhor detective do mundo. Como surgiu este personagem? A resposta é revelada pela criadora do próprio e pode ser descoberta na introdução de Pequenas Células Cinzentas - Citações de Poirot, obra publicada pela HarperCollins sob o título Little Grey Cells, no passado mês de Setembro e que chegou no início deste mês às livrarias nacionais.
Nas primeiras páginas deste livro que compila várias falas de Poirot, retiradas de vários romances que ele protagonizou, Agatha Christie (1890-1976) descreve a relação amor-ódio que sempre existiu entre a criadora e a criação, refere a admiração que sente pelas características de personalidade com que vestiu, em 1914, o detective belga, «a sua paixão pela verdade, a sua compreensão sobre a fragilidade humana e a sua bondade.»
Ao longo de 12 capítulos (‘Natureza Humana’, ‘Simetria e Ordem’, ‘A Mente Criminosa’, etc.), encontramos citações célebres, e outras menos, de Poirot; umas divertidas, outras de grande profundidade, mas todas reveladoras da perspicácia e conhecimento que o detective possui para desvendar traços ocultos da psique humana. A ordem, o método e a psicologia era o seu mote pessoal, que o distingue dos outros detectives.
Depois da leitura de mais de 120 citações, é-nos apresentado um texto, em posfácio, da Rainha do Crime, datado de 1938, onde podemos ler: «Somos amigos e parceiros. Devo-lhe muito financeiramente. Por outro lado ele deve-me a sua existência.» Quem quiser conhecer os mistérios e crimes que Poirot desvendou terá que ler todos os policiais em que ele participou, desde O Misterioso Caso de Style (1920) até Cai o Pano (1975).
Pequenas Células Cinzentas - Citações de Poirot é um livro-presente para o leitor que simpatiza com este personagem que em 1989 ganhou vida nos ecrãs através do actor David Suchet (na foto), na série britânica que se prolongou até 2013. A escolha das citações esteve a cargo de David Brown, editor da autora na HarperCollins, e como todas as compilações elas têm sempre um cunho muito pessoal. Não são, de todo, as melhores citações de Poirot, e basta termos lido uma vintena de romances protagonizados por ele para chegarmos a esta conclusão; muitas das frases de Poirot que tenhamos sublinhado, não estão coligidas nesta obra.
Dotado de uma parte gráfica interior e exterior muito aliciante, em capa dura, este livro é tanto recomendado para os fãs de Agatha e Poirot como para os leitores que nunca leram nenhum livro da Duquesa da Morte. Pequenas Células Cinzentas - Citações de Poirot irá, com certeza, despoletar o interesse nos leitores de romances policiais que ainda não se tenham estreado a ler Agatha Christie, autora cujos livros protagonizados precisamente por Hercule Poirot foram considerados como a Melhor Série Policial do século XX. De referir que este livro é publicado no ano em que se assinala o 125.º aniversário do nascimento de Agatha Christie.
«A imaginação é uma boa criada e uma má patroa. A explicação mais simples é sempre a mais provável.» Do livro O Misterioso Caso de Style

«São as pessoas mais caladas e submissas que são frequentemente capazes da violência mais súbita e inesperada... quando perdem o controlo, perdem-no completamente!»
Do livro O Natal de Poirot

«Para interessar, para interessar verdadeiramente, uma mulher tem de ter bondade e inteligência.» Do livro Morte na Praia

«No meio da morte, estamos na vida… Verifiquei frequentemente que o assassínio é bom casamenteiro.» Do livro Os Crimes do ABC

«Pretendo chegar à verdade. A verdade, por mais feia que seja, é sempre curiosa e bela para quem a procura.» Do livro O Assassinato de Roger Ackroyd

13 comentários:

  1. Desde muito nova comecei a ler, nos policiais entrei com o pé direito com esta Dama do mistério.
    Apesar de a minha personagem favorita ser Miss Marple, adorei também este Belga tão caricato.
    Adorava ler este livro, sem dúvida que vai entrar na minha lista!

    ResponderEliminar
  2. Adoroooooooooooo cada um dos livros desta autora e adoro a personagem que ela criou, Poirot e as suas pequenas células cinzentas são esplêndidos :)

    ResponderEliminar
  3. Olá olá =))

    Quero imenso imensoooooo este livro, adoro os livros de Agatha Christie, mas o Poirot de entre as suas personagens emblemáticas, ganha a minha simpatia.
    Adoro adoro toda a sua inteligência e por vezes também, a sua arrogância, já li imensos livros e visto muitos episódios das séries e já estive com este livro na mão e o do crime de Greenshore também, acabei por comprar o último e este.... vem morar comigo agora no Natal ;)
    Mal posso esperar por ler todas as citações!

    ResponderEliminar
  4. De certeza que este vai cair no meu sapatinho, todos que me conhecem sabem que adoro tudo relacionado com Poirot :) Ansiosa por disfrutar!

    ResponderEliminar
  5. adoro suspense, adoro nunca conseguir adivinhar o autor do crime, adoro livros que me prendem até á ultima pagina. poirot é o rei.

    ResponderEliminar
  6. Sempre me fascinou o Poirot, e por isso este livro parece-me fantástico! :)

    ResponderEliminar
  7. Este livro desperta em mim, uma grande curiosidade, tenho que junta-lo a minha biblioteca

    ResponderEliminar
  8. Adoro todos os livros de Agatha Christie cheios de mistério e suspense, mas este ainda não o devorei.

    ResponderEliminar
  9. Gosto do Poirot desde sempre!... Quero ler e reler!

    ResponderEliminar
  10. Gosto do Poirot desde sempre!... Quero ler e reler!

    ResponderEliminar