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terça-feira, 26 de janeiro de 2016

«O Mal, O Bem e Mais Além – Egoístas, Generosos e Justos», de Flávio Gikovate

Edição: MG Editores (Brasil)
Distribuição em Portugal: Dinalivro / Livrarias Book House
Ano de Publicação: 2005
N.º de Páginas: 160

Com mais de 30 livros publicados, Flávio Gikovate (n. 1943) é um dos psicoterapeutas mais conceituados do Brasil. Tendo atendido mais de 10 mil pacientes desde que iniciou a sua profissão de médico especializado em psiquiatria (em 2016 faz precisamente 50 anos), nos seus livros estão sempre presentes questões ligadas à moral, filosofia e relacções sociais, afectivas e sexuais. Na obra O Mal, O Bem E Mais Além – Egoístas, Generosos e Justos, o autor tido como controverso, se debruça sobre duas antíteses: o bem e o mal.
É tido com assente para a maioria das pessoas as correlações bem-generosidade e mal-egoísmo. Quando o leitor começa a folhear as primeiras páginas deste livro, verá que Gikovate tem ideias muito diferentes sobre os conceitos. Ele diz que a generosidade tem os seus efeitos negativos, pois alimenta o egoísmo do outro e desestabiliza as relacções. As pessoas que têm tendência para serem generosas, por norma, afirma, são mais maduras psicologicamente e espiritualmente mas alimentam fortes sentimentos de culpa e muitas vezes entregam toda a sua energia e benevolência para ajudar os outros, e esquecessem de que elas próprias necessitam também de receber, de serem presenteadas com gestos e acções que estimulem a sua autoconfiança (Flávio Gikovate é peremptório a afirmar que a extrema maioria das pessoas generosas têm uma baixa auto-estima). Em contrapartida, os egoístas (pessoas mais imaturas e mais materialistas), aqueles que não se colocam no lugar dos outros, sofrem danos mais graves, por agirem no seio familiar e social, constantemente, de forma fria e egocêntrica.
Em capítulos específicos do livro, são abordados temas como a vaidade («A vaidade é parte essencial dos fenómenos auto-eróticos», «está presente em todas as pessoas, inclusive naquelas mais discretas») e a inveja («uma emoção complexa», «reacção agressiva que deriva da forma como lidamos com certas diferenças em relação às quais nos sentimos prejudicados»), onde podemos nos deparar com reflexões bem contundentes do psicoterapeuta. Aliais, a estrutura como a obra está delineada é muito cativante, pois está bem organizada quer pela sequência de assuntos tratados, quer pela parte visual bem apetrechada (em cada capítulo, as reflexões que o autor expõe e que ele acha importante salientar, está destacada a negrito; várias notas do autor sobre uma determinada ideia sua apresentada, é alvo de uma explicação detalhada numa caixa de apresentação).
Como discernir entre o certo e o errado? Por que razão os homens egoístas costumam ter muito mais facilidade na abordagem das mulheres? O bem nasce depois do mal ou vice-versa? Todos sentimos medo da felicidade? A paixão será a soma de amor e medo? As respostas de Gikovate a estas e várias outras perguntas são encontradas no decorrer da leitura de O Mal, O Bem E Mais Além – Egoístas, Generosos e Justos, um livro que trata assuntos do interesse de quem pratica psicoterapia, mas também indicado para todo aquele que se interessa por conhecer mais sobre a psique humana e desenvolvimento pessoal.
Em suma, deste livro do autor brasileiro, que está escrito em linguagem coloquial e cuja fonte de inspiração são os seus próprios pacientes, conclui-se que o «egoísmo e generosidade são duas formas diferentes de injustiça.» Recomendo.

Excertos
«O mundo infantil é marcado pelo reinado dos egoístas… crianças que, de nascença, são mais medrosas e delicadas, não costumam guardar boas lembranças dessa fase da vida»

«Os egoístas costumam ter duas condutas diferentes: em casa são rudes, exigentes e querem o máximo para si; na rua, são simpáticos e afáveis.»

«O invejoso se sente agredido pela presença de certas virtudes no outro. Humilhado, reage tentando rebaixar ou denegrir a imagem do invejado.»

«A maldade gratuita quase sempre tem a ver com a inveja: uma pessoa é objeto de ações destrutivas vindas dos que gostariam de ser como ela.»


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