Páginas

sábado, 29 de abril de 2017

«Crocodilo e Girafa - Um par de namorados a sério», de Daniela Kulot

Editora: Kalandraka
Data de publicação: 24/03/2017
N.º de páginas: 32

Uma girafa e um crocodilo, um casal de namorados que não prescinde a companhia um do outro, vivem numa casa feita às suas medidas desproporcionais. Num dia, ambos decidem ir dar um passeio. Tiram à sorte e calha deslocarem-se à Cidade-Girafa. Chegados aí, visitam uma loja de gelados e uma loja de roupa, mas o bem-estar de ambos fica comprometido devido aos olhares incisivos e sussurros dos congéneres do elemento feminino do casal. «que par tão estapafúrdio!», chegaram a comentar.
Dado o imbróglio, eles decidem ir à outra cidade, a dos Crocodilos, mas também lá as atitudes dos seus habitantes são idênticas: apontam o dedo, cochicham, riem-se…
A girafa e o crocodilo ao regressarem a casa, deparam-se com um incidente. Ao protagonizarem um feito heróico, o estigma que os elementos da mesma natureza de ambos tinham alimentado acerca da relacção deles ficará dilacerado. E onde havia um cerco delineado tácitamente entre as duas cidades e entre os habitantes destas, restou apenas uma lição: devemos aceitar as diferenças e respeitar os outros, independentemente das aparências, do que é visível aos olhos.
Crocodilo e Girafa - Um par de namorados a sério, álbum publicado originalmente na Alemanha em 2006, é o quarto título publicado pela Kalandraka de uma série de cinco (o volume que fecha a colecção tem como tema o Natal), que tem como protagonistas este atípico e bem disposto casal.
A par do texto com mensagem optimista, Daniela Kulot (n. 1966) junta ao mesmo coloridas e animadas ilustrações cujos detalhes não são deixados ao acaso.
Krokodil und Giraffe - ein richtig echtes Liebespaar foi traduzido para português por Maria Hermínia Brandão, que assinou também a tradução de Crocodilo e Girafa, uma família igual às outras e Um Pequeno Crocodilo ternurento que só visto, ambos publicados em 2011.

40 comentários:

  1. Os livros são uma excelente ferramenta para abrir mentalidades e este livro certamente ajudará a reflectir sobre aceitarmos as diferenças. Gosto muito das ilustrações.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da postagem sobre o livro "Crocodilo e Girafa - Um par de namorados a sério». Acredito na importância de cultivarmos desde cedo nas crianças, valores essenciais para vivermos felizes com o nosso próximo, sem julgamentos, sem preconceitos...
    Facebook: Dinha Evanda Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Excelente livro para ensinar as crianças que nao devemos julgar os outros pelo seu aspecto e que o amor prevalece sempre <3 Adorava ter a oportunidade de ler este livro ao meu filhote , ele ia adorar:)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, uma boa história para se ler aos ou com os mais novos, uma bela lição sobre preconceitos e diferenças - muito importante de ser aprender desde a mais tenra idade!

    ResponderEliminar
  5. Um livro que pode educar as nossas crianças a aceitar as diferenças. Infelizmente isto ainda acontece numa parte da nossa sociedade.
    Facebook: Pedro Miguel Tavares

    ResponderEliminar
  6. Ler para os meus alunos é ler com eles este livro era bom de mais !

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da sinopse e adoro os livros que têm uma moral para os meninos aprenderem!

    ResponderEliminar
  8. Um livro e uma história que gostaria de ler e falar com as minhas filhas. Porque importa aprender e compreender a importância da tolerância e da aceitação das diferenças!

    ResponderEliminar
  9. Adorei a história, recomendo a sua leitura.

    ResponderEliminar
  10. Um bom livro para ensinar que as diferenças devem ser respeitadas e compreendidas para que todos possam ser felizes e viver em harmonia na sociedade que os rodeia .

    ResponderEliminar
  11. Um bom livro para ensinar que as diferenças devem ser respeitadas e compreendidas para que todos possam ser felizes e viver em harmonia na sociedade que os rodeia .

    ResponderEliminar
  12. Um bom livro para ensinar as crianças as respeitar as diferenças dos outros.

    ResponderEliminar
  13. Um bom livro para oferecer aos mais pequenos.

    ResponderEliminar
  14. Um excelente livro para crianças, adoro as ilustrações :)

    ResponderEliminar
  15. Livro excelente para oferecer à minha sobrinha, ela vai adorar

    ResponderEliminar
  16. Gostei da história, é sempre bom ler!

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito. Um bom livro.

    ResponderEliminar
  18. Parece uma história interessante e as ilustrações são muito giras. Acho que os meus sobrinhos iam adorar :)

    ResponderEliminar
  19. Um livro excelente para oferecer aos mais pequenos

    ResponderEliminar
  20. Adoro história, recomendo a sua leitura a todas as crianças e adultos. Gostava mesmo de ganhar este livro para oferecer ao meu filho mais novo é simplesmente maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  21. Tão diferentes e tão iguais, que o aquilo que os afastaria, foi o que os atraiu, no amor por vezes as fronteiras são nos impostas pelos que estão fora da relação...
    História muito interessante e atual! :)

    ResponderEliminar
  22. Sei por experiência própria que tantos adultos como crianças têm muita dificuldade em lidar com as diferenças, e os pais precisam de ajuda para educaar os filhos a não serem preconceituosos.

    ResponderEliminar
  23. Um livro que ensina as nossas crianças que apesar das diferenças devemos sempre de respeitar os outros .Uma excelente opção de leitura !

    ResponderEliminar
  24. Um bom livro para ensinar a respeitar a diferença.

    ResponderEliminar
  25. A discriminação pela diferença parece-me que é universal, e há muito ainda a ser feito.

    ResponderEliminar
  26. Acabamos por sermos todos iguais na diferença.

    ResponderEliminar
  27. Gostei muito dessa história, meu filho iria adora ler esse livro :)

    ResponderEliminar
  28. Adoro os livros da Kalandraka, cá em casa adoramos todos ler, e este é sem dúvida um bom livro para ler com o meu filhote.

    ResponderEliminar
  29. Excelente forma de mostrar que não faz mal ser diferente e que devemos respeitar as diferenças. Adorava ler às minhas pequenas.

    ResponderEliminar
  30. Já tive o prazer de ler dois livros com a minha filha mais nova desta dupla amorosa pouco provável.

    ResponderEliminar