Uma Mulher de Armas - Um mistério de Celine, de Peter Heller, e Filhas Exemplares, de Katherine Zoepf, são as grandes apostas das Edições Asa - uma das chancelas do Grupo LeYa - para este mês. Ambos estes livros de autores americanos encontram-se já disponíveis nas livrarias. Em seguida, os respectivos textos sinópticos.
Celine Watkins é uma mulher excêntrica. É aristocrática mas não vive num bairro elegante e sim na base da Ponte de Brooklyn. Tem gostos requintados e considera-se uma artista mas as suas esculturas são, no mínimo, sinistras. Já não é nova e tem um enfisema pulmonar mas recusa hábitos saudáveis. Adora joias com o mesmo ardor com que admira uma bela arma. Na verdade, a surpreendente Celine é detetive privada e possui dotes que ultrapassam até os do FBI. Motivada por segredos do seu próprio passado, é perita em localizar pessoas desaparecidas e em reunir famílias separadas.
A jovem Gabriela Lamont já não vê o pai há muitos anos. Fotógrafo de profissão, desapareceu algures na paisagem inóspita do parque nacional de Yellowstone. Foi oficialmente dado como morto, mas a história de que terá sido atacado por um urso não convence a filha. Tão-pouco convence Celine, que está fascinada pelo caso. A cada passo que dá, torna-se cada vez mais claro que alguém quer impedi-la de remexer no passado. Mas Celine não está habituada a renunciar a um mistério, principalmente este, que envolve uma família muito mais peculiar do que parecia...
Há apenas uma geração, a adolescência feminina - tal como a conhecemos no mundo ocidental - pura e simplesmente não existia nos países do Médio Oriente. Havia apenas crianças e mulheres casadas. Hoje em dia, a realidade é diferente. Há mais mulheres árabes do que homens a frequentar as universidades. Muitas delas têm até a coragem de sonhar com um casamento por amor, uma carreira e uma vida independente. As suas vozes parecem querer fazer-se ouvir. Mas a verdade é que não as ouvimos. O papel da mulher parece estar a mudar. Será que está? Não sabemos, pois as suas histórias não são contadas.
Katherine Zoepf decidiu acabar com o silêncio. Após mais de uma década de estudo, ajudou estas mulheres a encontrar a sua voz. Dos testes de virgindade aos casamentos forçados das vítimas de violação com o próprio violador, da violência da polícia religiosa feminina à desonra de não ter filhos varões, Filhas Exemplares constitui um vislumbre fascinante de uma sociedade em lenta mutação. Pois se a ameaça da tradição continua a pairar sobre todos, existem também cada vez mais mulheres notáveis que batalham na linha da frente para que, nas gerações futuras, tudo seja mais fácil.
São estas as vozes da mudança. São estas as suas histórias.
Sem comentários:
Enviar um comentário