sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

«Com a Tua Pata na Minha», de Jane Chapman

Data de publicação: 23/02/2018
N.º de páginas: 32
«Desde o dia em que nascera, a Miki adorava aconchegar-se no colo felpudo da mãe.» Este é o texto de partida da mais recente história infantil escrita e ilustrada pela inglesa Jane Chapman, autora de livros como Não Quero Mais Abraços! (2015) e Ainda Gostas de Mim? (2016).
Uma lontra quer ensinar a sua cria a estar pronta para as adversidades que assolam o seu habitat. Por isso, ensina-a a nadar assim que vê que Miki está preparada o suficiente para movimentar com destreza as patas. Quando chega a hora de arranjar comida, a mãe enrola a lontra bebé em algas marinhas e deixa-a em segurança, na superfície do mar. Estando sozinha nesses momentos, Miki fica contente por fazer amizade com Amak, outro mamífero da sua idade que também esperava a sua mãe chegar da caça.
Certa manhã, ambos estão a chapinhar as ondas e sua espuma e a descobrir o mundo submerso onde avistam tartarugas, e quando emergem à superfície veem o céu a escurecer e num ápice «as ondas azul-esverdeadas tornaram-se negras» e uma onda gigante apanha-os de surpresa, afastando-os. Mas pata com pata, Miki e o amigo conseguem voltar a ficar seguros.
Seja tomada literalmente ou metaforicamente, a mensagem de Com a Tua Pata na Minha ressoa muito depois de acabada a leitura: «Todos precisamos de uma pata quando chegam as ondas grandes.»
A relação de carinho entre mães-filhos, a mensagem sobre como encarar os desafios e vicissitudes da vida, e a evocação do espírito de união e amizade, são alguns dos tópicos bem explorados nesta história.
É de salientar neste livro, a intensidade das ilustrações vívidas e dinâmicas que Jane Chapman compôs, através de uma paleta de cores azuladas, esverdeadas e esbranquiçadas, que evidenciam com subtilidade todo o leque de organismos vivos do meio oceânico. Um dos destaques das suas pinturas a acrílico, que podemos encontrar nas 32 páginas deste álbum, é o efeito bem conseguido da espuma e salpicos das ondas do mar.
Com a Tua Pata na Minha, traduzido para português por Pedro Costa a partir de With Your Paw In Mine (título original que será publicado a 1 de Março na Inglaterra), é uma obra recomendada para leitura autónoma a partir dos 6 anos e para ser lida a pré-leitores que já tenham 3 anos.

14 comentários:

elisa esteves disse...

Só a capa já convida à leitura.

artana disse...

Já comprei... tem uma história linda e os meninos adoraram!!

Ellie Simpson disse...

Que capa fofinha *.*

(Comentário e partilhas feitas no facebook com o nome Diana Sampaio)

Andreia disse...

Adorava ler 😍

Ana Patrício disse...

Agora fiquei curiosa!

Unknown disse...

Historia e capa fofinha. Ate da vontade de ler. ��

Aureni Oliveira disse...

Um livro fabuloso

Sara Teixeira - Sarita disse...

Deve ser um livro espetacular!!!

S Dias disse...

Um lição tão importante, descrita de um modo simples.
Adoro.

Unknown disse...

Um livro que sem dúvida irá fazer crescer sentimentos bons nos espíritos das crianças e aprenderem valores.

Isabel cristina Azevedo disse...

Uma história tão bonita que dá vontade de ler

Luana Santos disse...

Uma boa sugestão para oferecer ao meu sobrinho. Obrigada :)

Unknown disse...

Um livro que a minha filha ia adorar ler.

Fátima F disse...

Parece um livro à maneira para o meu afilhado ler...ele que adora desenhos e ilustrações!