Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O livro que inspirou o filme «Jojo Rabbit»

No próximo dia 30 de Janeiro, chega às salas portuguesas a adaptação cinematográfica do livro bestseller internacional O Céu Numa Gaiola, com o título Jojo Rabbit (está nomeado em 6 categorias).
Este romance de Christine Leunens, editado pela Presença a 9 de Janeiro, é tido como «comovente, perturbador, com alguns laivos de humor negro, que examina as verdades e as mentiras que nos mantêm vivos.»
Sinopse
Durante a Segunda Guerra Mundial, em Viena, Johannes Betzler, um membro fanático da Juventude Hitleriana, é ferido num ataque aéreo. Forçado a viver confinado à casa dos pais, descobre que estes escondem ilegalmente uma rapariga judia. A ideia de uma fugitiva silenciosa e vulnerável a viver por trás de uma parede falsa na sua própria casa horroriza-o. Após a repulsa inicial, cedo Johannes sente-se obcecado por Elsa.
Subitamente, os pais desaparecem sem deixar rasto, e Johannes é a única pessoa que sabe da existência de Elsa. Dividido entre a responsabilidade pela sobrevivência da rapariga e a sua lealdade à pátria, a perceção que Johannes tem da realidade começa a dissolver-se no mundo em explosão do Terceiro Reich e no labirinto moral de situações impossíveis.

Elogios da imprensa
«Perguntamo-nos por que razão este assunto - ao mesmo tempo belo, estranho e terrível - nunca foi abordado antes. (...) este livro fascina e deixa em nós uma rara impressão de estranheza e poder.»
Le Nouvel Observateur
Dois Papas é o título de outro livro que inspirou outro filme nomeado para os Óscares deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário