Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

«Luzes na Floresta», de David Litchfield

Editora: Fábula
Data de publicação: Novembro 2020
N.º de páginas: 40

O quarto livro infantil escrito e ilustrado pelo britânico David Litchfield, publicado em Setembro do ano passado pela Frances Lincoln Children's Books (editora londrina que desde 1983 publica obras infantis), conta uma história de esperança e de amizade entre dois seres diferentes.
Helena é uma criança fascinada pelo Espaço. O seu sonho é poder deixar a Terra e encontrar o seu lugar no Universo. Uma noite, ela foge de casa e ruma para a floresta, um local de refúgio que a faz divagar para um mundo à parte. Sentada no alto de uma grande rocha, a pequena Helena aponta a sua lanterna para o céu escuro, onde as estrelas cintilam. «Ela tinha esperança de que alguém lá em cima visse a luz dela.» 

Nessa noite, um simpático E.T. desce numa nave espacial e vem ter com ela, convidando-a a conhecer esse objecto voador. Após momentos de deslumbramento, de conexão com esse ser amistoso e alienígena, Helena volta para casa. 

O tempo passou, como sempre acontece.

Ao longo dos anos seguintes, quando estava sozinha e triste, ela regressava à rocha alta, pois tinha esperança que o seu amigo especial voltasse de novo ao seu encalço. Helena torna-se adulta, forma família, e vai envelhecendo, cada dia mais. Mas nunca perde a esperança de voltar a rever aquele ser que a tocou de forma inesquecível.
Em Luzes na Floresta, David Litchfield viaja no espaço e no tempo para mostrar o que é verdadeiramente importante nas nossas vidas. A obra, que contém belas e impressionantes ilustrações com cores vívidas e inebriantes, no inconfundível estilo artístico deste autor de 45 anos, aborda temas como o sonho, a solidão, a amizade e a família.

Este álbum, que sucede O Urso, o Piano, o Cão e o Violino (2018), foi recentemente nomeado para vários prémios, como o Donna Norvell Book Award 2021, da Oklahoma Library Association, e a Medalha 2021 CILIP Kate Greenaway.

Sem comentários:

Enviar um comentário