Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Livro a publicar em Março revela mistérios que rodeiam a morte de Anne Frank

Rosemary Sullivan (n. 1947) é professora emérita da Universidade de Toronto e autora de quinze livros, entre eles a aclamada biografia A Filha de Estaline (Temas e Debates, 2016).
Na penúltima semana de Março, a HarperCollins Portugal vai publicar Quem Traiu Anne Frank?, uma obra que percorre a história de Anne e revela os grandes mistérios que rodeiam a sua morte, começando por quem a traiu.
The Betrayal of Anne Frank: A Cold Case Investigation (título original) foi lançado nos Estados Unidos da América no no passado dia 18 e já está a criar celeuma na opinião pública, sobretudo na comunidade judaica.


Texto de apresentação
Mais de 30 milhões de pessoas leram a história de Anne Frank, a menina de treze anos que se escondeu com a respetiva família em Amesterdão durante a Segunda Guerra Mundial, foi descoberta pelos nazis e enviada para um campo de concentração, onde veio a morrer. Mas apesar de todos os artigos, livros, obras de teatro e romances dedicados ao assunto, nenhum deles explicou de modo convincente como os Frank e outras quatro pessoas conseguiram viver escondidos sem serem detetados durante mais de dois anos, e quem ou o que finalmente conduziu os nazis à sua porta.
Com um cuidado esmerado, uma equipa de investigadores estudou com afinco dezenas de milhares de páginas de documentos, alguns nunca antes vistos, e entrevistou dezenas de descendentes de pessoas envolvidas, de uma forma ou de outra, com os Frank. Utilizando tecnologia de ADN recentemente criada e técnicas de investigação desenvolvidas pelo FBI, a equipa Cold Case recria os dias e semanas anteriores à detenção dos Frank, e chega a uma conclusão impactante.
Mas apesar de toda a análise que contém, a grande conquista deste livro é que transporta os leitores numa viagem de regresso à Amesterdão da guerra, onde, pela primeira vez, chegamos a compreender como era viver num lugar ocupado, um lugar no qual, por muito rico, educado ou cuidadoso que se fosse, nunca se sabia em quem se podia confiar.

1 comentário: