O Método Montessori é uma das tendências mais importantes da educação atual, ajudando a desenvolver crianças autónomas, independentes, responsáveis e capazes de pensar por si mesmas.
Na sequência do interesse que surgiu após a apresentação do seu método educativo e em resposta a milhares de pedidos de pais e professores, a Dra. Montessori decidiu escrever uma obra que sintetizasse os aspetos essenciais do seu trabalho e onde apresentasse ao público um manual que fosse usado como guia para o uso deste método.
Este pequeno guia mostra como criar uma «Casa das Crianças», um ambiente de aprendizagem onde as crianças podem ser os seus próprios mestres, livres para se desenvolverem, aprenderem ao seu próprio ritmo e quais os materiais e brinquedos que devem ser utilizados de maneira a estimular (sem limitar) a criatividade da criança, bem como a sua capacidade de observação, reconhecimento, análise e categorização.
A Dra. Maria Montessori desenhou um método de ensino que procura respeitar os ritmos de aprendizagem de cada criança e que defende o desenvolvimento integral do ser humano desde a primeira infância. Coloca o foco naquilo que se é, e não naquilo que se tem, explorando o imenso potencial de desenvolvimento da criança.
Um livro de leitura obrigatória para todos os interessados em desenvolvimento infantil. Inclui imagens originais e ilustrações.
E se as crianças representarem o caminho que nos leva no sentido da paz?
No início do século XX, Maria Montessori, uma das mais relevantes pensadoras contemporâneas, concluiu que a infância é um tempo absolutamente decisivo para aquilo em que nos tornamos como pessoas e como sociedade. Com base nas suas descobertas, a que chamou o segredo da infância, propôs uma conceção de desenvolvimento humano que deu origem à educação Montessori: uma verdadeira ciência da paz em que o mestre é a criança.
Atualmente, este método é praticado em milhares de escolas em mais de 150 países, entre os quais Portugal, onde tem tido uma implementação crescente nos últimos anos. Dando a conhecer a vida e a obra de Maria Montessori, e ao mesmo tempo refletindo sobre a educação tradicional, este livro conta a história e apresenta os princípios de uma pedagogia que nutre verdadeiramente o potencial humano - o mesmo que a violência educativa tantas vezes compromete.
Para pais e educadores de diferentes culturas e continentes, a educação Montessori representa atualmente uma esperança e a promessa de um mundo novo.
Maria Montessori nasceu em 1870 em Itália e, desde tenra idade, teve de lutar contra as limitações impostas às mulheres pela sociedade. Enfrentando a resistência do pai, mas munida do apoio da mãe, Montessori formou-se com distinção na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma em 1896. Ao fazê-lo, tornou-se uma das primeiras médicas italianas. Em 1900, assumiu o cargo de diretora de uma escola para crianças com deficiência e começou a investigar extensivamente o desenvolvimento e a educação na primeira infância. O sucesso desse trabalho estimulou o seu desejo de testar com todas as crianças os métodos de ensino que criara. Em 1907, o governo italiano deu-lhe essa oportunidade, e Montessori fundou a Casa das Crianças, na qual os professores eram encorajados a dar um passo atrás e a seguir os pupilos, isto é, a deixar que os interesses naturais destes assumissem a liderança. Maria Montessori viria a falecer no dia 6 de maio de 1952, na Holanda, na companhia do filho, Mario, a quem deixou o seu legado. O trabalho que desenvolveu em prol das crianças de todo o mundo rendeu-lhe três indicações para o Prémio Nobel da Paz. A década de 1960 testemunhou um ressurgimento das escolas Montessori, que se estendeu até aos dias de hoje.
Outros livros de Maria Montessori: Educação para Um Mundo Novo (2022) e Tudo o que Precisa de Saber sobre o Seu Filho (2023).
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