A Dom Quixote prepara-se para publicar A Mais Breve História da Ucrânia, da autoria do jornalista José Milhazes e do historiador ucraniano Vladimir Dolin.
Sinopse
Ucrânia: o país de que todos falamos e que todos queremos conhecer. «Terra de fronteira» entre a Europa e a Ásia, tem sido disputada ao longo do tempo por sucessivos senhores da guerra, reinos e impérios. Não são apenas os russos que a ambicionam – desde tempos imemoriais também por ela lutaram tártaros-mongóis, polacos, lituanos, otomanos, austro-húngaros…
Que povo é este que resiste sempre à mortandade, ruína e perda a que a História e a geografia o condena? Em que acredita e o que ambiciona? Quais os seus santos e heróis?
Ao longo deste livro, José Milhazes e Vladimir Dolin apresentam-nos as grandezas e misérias, as vitórias e derrotas da Ucrânia – das origens remotas perdidas na bruma do tempo com os príncipes varegues, à importância de Kyiv e do rio Dnipro na formação do país, a especificidade da sua língua, as suas jóias arquitectónicas e os seus melhores poetas. Uma leitura apaixonante – actual e necessária –, esta breve história da Ucrânia dá a conhecer um povo que todos os dias nos entra em causa por causa da actual invasão russa, mas que também por esse motivo queremos conhecer melhor.
Excerto
«O apoio internacional prestado desde a madrugada de 24 de fevereiro de 2022 é vital para que resistam, mas ainda mais importante é a resistência e o espírito de combatividade de toda uma população herdeira das qualidades dos cossacos. Não são apenas os militares, é um povo em armas que luta pela sua liberdade».
José Milhazes é autor de A Mais Breve História da Rússia, o livro mais vendido de não-ficção em Portugal em 2022.
Páginas
▼
Sem comentários:
Enviar um comentário