Páginas

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Phil Stutz explica-nos em «Lições para a Vida» o que a adversidade nos pode ensinar

Um ano após a publicação de O Método, a Lua de Papel lança (a 28 de Janeiro) Lições para a Vida, obra da autoria de um dos mais procurados psiquiatras de Hollywood. O que podemos aprender com a adversidade é o que o leitor poderá esperar deste novo livro de Phil Stutz.

Texto sinóptico
A terapia sem fé em forças superiores pode deixá-lo a sentir-se pior do que já se sentia. Trabalhar-se a si próprio não significa que é egoísta. Se o fizer, terá mais energia, não menos. Essa energia transformará o mundo. Este livro mostra-lhe como e porquê.
Depois de acabar o curso de Medicina e se ter especializado em Psiquiatria, Phil Stutz teve de enfrentar a dura realidade; pouco podia fazer pelos seus pacientes. Mais de cinco anos passados a dar consultas, numa prisão e num consultório particular, levaram-no a procurar outros caminhos - que culminariam no desenvolvimento de O Método, com Barry Michaels. Finalmente, tinha nas mãos uma terapia que funcionava. E ao longo das décadas seguintes pô-la à prova com milhares de pacientes, muitos dos quais famosos, o que lhe granjeou o rótulo de "O Psiquiatra das Estrelas".
O autor apercebeu-se de uma evidência; nós temos a tendência para ver a vida como uma bela foto de um momento mágico - ou pelo menos é essa a imagem que nos vendem os media e as redes sociais.
Na verdade, porém, a vida é uma sequência de acontecimentos nem sempre agradáveis. Se aceitarmos plenamente essa verdade, que a vida é um processo em constante mudança, teremos dado o primeiro passo para acolher tudo o que de bom e de mau nos acontece.
Lições Para a Vida é o método de Stutz para enfrentar a adversidade, para abraçar igualmente o amor e a perda, o sucesso e o fracasso, a esperança e o arrependimento, a vida e a morte. Sempre ancorados numa fé, numa força transcendente, chamemos-lhe Deus ou o Universo, que nos ampara as quedas e nos levanta (sempre) de novo.

O autor
Phil Stutz formou-se em Medicina na New York University, trabalhou como psiquiatra na prisão de Rikers Island e, mais tarde, teve um consultório em Nova Iorque. Mudou-se daí para Los Angeles, onde exerce desde 1982.
Juntamente com Barry Michels, escreveu o bestseller O Método e foi ainda protagonista do documentário Stutz, um êxito da Netflix, realizado por um dos seus pacientes, o ator Jonah Hill.

Sem comentários:

Enviar um comentário