Páginas

terça-feira, 8 de julho de 2025

Acaba de ser reeditado «Linda Como Um Cravo», uma história sobre violência doméstica


A autora Clementina Matos foi a vencedora do prémio literário Manuel Teixeira Gomes 2022 pela  obra Linda Como Um Cravo.

A Modocromia 
Editora acaba de publicar uma nova edição deste romance profundamente comovente, baseado em factos reais. Esta nova edição mantém intacta a força da história original, agora revisitada numa forma renovada.

Texto sinóptico
Linda como um Cravo narra a vida de Maria das Dores, uma mulher cuja existência é marcada pela beleza, pela resistência e por uma tragédia silenciosa. Ambientada na serra da Lousã, a história acompanha a protagonista desde a sua juventude, repleta de sonhos e de esperanças, até ao seu destino cruel nas mãos de um marido que a subjuga e a priva do direito a uma morte digna.
Com uma escrita poética e sensível, Clementina Matos constrói um retrato vívido de uma época e de uma sociedade onde as vozes femininas eram frequentemente sufocadas. A narrativa, distinguida com o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes em 2022, equilibra-se entre a beleza da paisagem serrana e a dureza de uma vida marcada pela dor e pela resignação.
Mais do que uma ficção, este livro é um alerta comovente para uma dura verdade que, infelizmente, persiste ainda hoje em pleno século XXI. É uma obra que desafia o leitor a reflectir acerca do custo do silêncio e a resistência do amor, mesmo nas circunstâncias mais adversas.

Outros livros da autora
Piedade – Paixão em GondramazO Homem Que Não Fechava Os OlhosUm Chapéu Em Paris, 
A Curva Do Tempo, O Gentil Vagabundo.

Outro livro publicado recentemente pela editora
A Última Mensagem de J.C
., de Maria Lucília F. Meleiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário