São romances os novos livros dos psiquiatras Daniel Sampaio (n. 1946) e José Gameiro (n. 1949), ambos fundadores da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, em 1979, juntamente com outros quatro Doutores. Publicaram há quarenta anos, a obra Terapia Familiar (Ed. Afrontamento, 1985), o primeiro livro no nosso país sobre o assunto. A terapia familiar foi um marco importante na disseminação da terapia familiar sistémica como abordagem para tratar questões de saúde mental. Diversos cursos subsequentes utilizaram o livro como material de estudo, e muitos alunos basearam seus trabalhos nas ideias apresentadas nas suas páginas.
Daniel Sampaio, que podemos ouvir semanalmente no podcast 'O Nosso Olhar Para Ti', centra as suas obras no quotidiano da família e da escola e tem-se dedicado ao estudo e à intervenção junto de jovens em risco. Um Amor Que não se Diz, a editar pela Caminho a 14 de Outubro, combina ficção e ensaio, trata da vida privada de Luís e de Guilherme, unidos, “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza”, por um amor que não se diz.
Sinopse
Já no seu livro anterior – Para Tão Curtos Amores Tão Longa Vida – Daniel Sampaio explora as grandezas e misérias de um casamento hétero longo de 50 anos. Um Amor Que Não Se Diz é uma penetração lúcida e muito corajosa nesse universo da homossexualidade que, apesar dos avanços recentes em direitos e respeito pela diferença, continua ainda muito longe das legítimas aspirações que nos animam.Depois de Ser Psiquiatra (Ed. Tinta da China, 2023) e Manual de Infidelidade (Ed. Avenida da Liberdade, 2024) será publicado um novo livro de José Gameiro, com a chancela Clube do Autor. Em O Outro, o co-autor do podcast 'A Invenção do Amor', revela a experiência, a sabedoria e a sensibilidade do reconhecido psiquiatra que há mais de 40 anos ajuda casais a viver o amor. Esta obra, que se poderia qualificar de romance técnico, explora a intensidade de uma paixão proibida e a complexidade das diferentes relações amorosas. Nas livrarias a 1 de Outubro.Sinopse
Divorciado e em paz com a sua vida, Luís apaixona-se inesperadamente por uma mulher casada. De repente, passa a ser o Outro, uma condição nova e inquietante. Narrado sob a forma de diários íntimos, este livro aborda os sentimentos e as contradições de três personagens unidas pelo destino num delicado triângulo amoroso. Esta não é a história clássica de infidelidade. Através dos desabafos mais profundos dos protagonistas, este livro explora outras dimensões de uma relação extraconjugal. Entre a crise no casamento e a magia da nova paixão, os três procuram o seu caminho para a felicidade, feito de hesitações e emoções fortes, sem nunca esquecer os seus princípios. Cada episódio deste percurso é escrito de uma forma espontânea, íntima e genuína, permitindo ao leitor captar a complexidade das relações amorosas e dos seus diversos matizes.
Um retrato comovente e real da mente humana e das profundas conexões que se estabelecem entre homens e mulheres e que ninguém consegue antecipar ou controlar.
Do mesmo autor: Até que Consigas Voar (Ed. Matéria-Prima, 2014) e Talvez para Sempre (Ed. Matéria-Prima, 2017).
Sem comentários:
Enviar um comentário