Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Livros que serão publicados em Dezembro pelas editoras Sibila e Balzac

Depois do editar Sodade (actualmente na 2.ª edição), romance de Ana da Cunha que venceu o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho (Câmara Municipal de Loures), a Sibila Publicações publica em Dezembro Duas Amigas, de Rita Homem de Mello, e uma nova edição do livro com que Inês Pedrosa se estreou no romance em 1992 - A Instrução dos Amantes -, obra que encontra-se publicada no Brasil, Espanha e Itália. 
Também a chancela Balzac Publicações publica no próximo mês Agulha em Palheiro, um romance envolvente, datado de 1865, em que Camilo Castelo Branco retrata a sociedade portuguesa do século XIX.


Duas Amigas
é a história de uma amizade improvável e de uma paixão resistente. Nina e Paloma, muito diferentes uma da outra, são amigas de infância que a vida separa e torna a juntar. Crescem juntas, com dificuldades familiares e financeiras. Nina troca uma carreira promissora na fotografia por um casamento que a leva para a Alemanha, enquanto Paloma, emocionalmente presa a uma paixão de adolescência por um estudante que morou em sua casa, num período em que a mãe se viu obrigada a arrendar quartos para sobreviver, se torna crítica literária.

Após o divórcio de Nina e o seu regresso ao Porto com a filha, as duas amigas e a criança partilham casa. Nina decide voltar a perseguir o seu sonho de ser fotógrafa enquanto Paloma reencontra o seu antigo e agreste amor, que reaparece como chefe de redacção da revista para a qual trabalha.

Um romance envolvente que nos fala da persistência dos sonhos para lá das desilusões, da arte como ampliação das possibilidades da vida, e do poder transformador da amizade. A estreia de uma voz luminosa na literatura portuguesa. 


Posfácio de Deolinda M. Adão. Com carta de Al Berto e apresentação de António Mega Ferreira.
O romance de estreia de Inês Pedrosa conta-nos a história de um grupo de jovens amigos, a partir da morte misteriosa de Mariana. A narrativa retrata em profundidade a aventura humana das grandes amizades e dos primeiros amores, com o seu cortejo de ilusões e desilusões.
Neste livro de juventude e sobre a juventude, apresenta-se uma voz forte e original na contemporânea literatura portuguesa, simultaneamente densa, clara, intensa e cheia de humor.

«A morte é a única testemunha da paixão. Tem ciúmes dos corpos e queima-os devagar. Quando os corpos se entregam ao império dos seus lumes é a morte que os ilumina».

Alguns outros livros de Inês Pedrosa publicados pela Sibila: Desamparo, Fazes-me Falta, Nas Tuas Mãos, A Eternidade e o Desejo.



Um
surpreendente romance de Camilo Castelo Branco, que pinta um vívido retrato do conflito entre dois mundos na Europa pós-Revolução Francesa e das lutas liberais. A narrativa desenrola-se nos cenários cosmopolitas de Roma, Florença, Madrid, Londres, Paris e Lisboa, incorporando figuras históricas como o poeta Bocage e o príncipe Jerónimo Bonaparte, que se cruzam com a trama ficcional.
A história de Fernando Gomes, um homem de origem humilde — filho de um sapateiro — que, ao tornar-se ex-combatente liberal condecorado e bacharel em Direito, ascende socialmente e frequenta os requintados salões da nobreza europeia. A sua jornada retrata a mobilidade social emergente, mas também a feroz resistência que essa ascensão provoca.
No salão do príncipe de Monfort, Fernando confronta-se com um duro oponente: o expatriado Bartholo de Briteiros, pai de Paulina e Eugénia, um nobre e rico desembargador miguelista que, durante as Guerras Liberais, mandou para a forca vários dos companheiros de armas de Fernando. O romance transforma-se, assim, num duelo pessoal e ideológico, onde o ódio político e de classe se manifesta numa tensão permanente.

Uma narrativa poderosa em torno dos temas do amor, da honra, da redenção, da vingança, do preconceito de classe e das cicatrizes duradouras da guerra civil, ambientada no turbilhão social e político da primeira metade do século XIX.

Coração, Cabeça e Estômago é um dos muitos livros da bibliografia camiliana.

Sem comentários:

Enviar um comentário