Será reeditado este mês pela LeYa o primeiro romance do autor britânico Alan Hollinghurst (n. 1954). A Biblioteca da Piscina conquistou o Somerset Maugham Award em 1989 e valeu ao autor um lugar entre os Melhores Jovens Romancistas Britânicos, segundo a revista Granta, em 1993.
The Swimming-Pool Library, de seu título original, publicado em 1988, é uma agridoce crónica de costumes, onde o passado e o presente exibem os seus objectos de desejo, os seus códigos mais ou menos secretos, usos e práticas sexuais e amorosas.
Texto sinóptico
Londres, 1983. Aos 25 anos, William Beckwith é exuberantemente gay e escandalosamente sedutor. Durante um engate numa casa de banho pública, o jovem salva a vida de um homem mais velho. Este revela ser Charles, Lord Nantwich, igualmente gay e suficientemente colunável para aparecer nos diários de Evelyn Waugh.
Quando voltam a encontrar-se, Charles pede ao jovem para escrever a sua biografia e entrega-lhe os diários em que confiou o melhor e o pior da sua multifacetada e emocionante vida. É com relutância que William aceita lê-los. Mas o que vai descobrir abala a sua pose altiva, pois Charles é uma figura extraordinária e emblemática da elite homossexual inglesa. Juntas, as histórias dos dois homens compõem um retrato meticuloso e irónico da vida e da cultura gay inglesas.Outros romances que podem interessar:
O Quarto de Giovanni, de James Baldwin; Deixa-te de Mentiras, de Philippe Besson; Maurice, de E.M. Forster.
Sem comentários:
Enviar um comentário