Páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Novos livros de José Jorge Letria entre as novidades da Glaciar editora

A Glaciar editora já deu a conhecer as suas mais recentes publicações.

Além da obra poética Viver, a primeira antologia em Portugal de Francisco Muñoz Soler, um dos mais celebrados escritores espanhóis contemporâneos, e do livro de ensaios Aquilo que não Havia Acontecia, da tradutora literária italiana Sofia Morabito, a Glaciar apresenta aos leitores mais dois livros de José Jorge Letria - autor, no catálogo da editora, de Mochila, É Tudo uma Questão de Tempo, Nada Ficou por Contar e O Que a Memória Guardou.

O Mundo com Todas as Letras

«A Europa está a viver uma grave situação de guerra, ninguém sabendo como e quando irá resolver-se, por estar a paz ainda muito distante e por pairar sobre o conflito e sobre o mundo a tensão criada pela referência preocupante de Putin ao eventual recurso ao poder nuclear. A Rússia é, com mais de seis mil ogivas, o principal detentor de capacidade destrutiva. Apesar da distância a que estamos da Ucrânia, após dois anos detormento pandémico, aumenta o número das pessoas revoltadas que se interrogam sobre o que irá ser a etapa seguinte.
“A grande finalidade da guerra não é morrer pelo seu país, mas garantir que o canalha do outro lado tenha de morrer pelo seu” – quem o disse foi o general norte-americano George S. Patton, herói sempre problemático da II Guerra Mundial, que morreu vítima de um acidente rodoviário mesmo no final da guerra. Neste momento deve ser esta a perspectiva do Presidente Zelensky, que, vindo do mundo da comédia televisiva, se tornou uma figura encorajadora e heróica para milhões de ucranianos.» - Da crónica 'Tempo de Falar da Guerra'


O Livro dos Contos

Os artigos definidos impõem a canonicidade. Por um lado, fazem reconhecer o corpus seleccionado do Autor: 150 contos, distribuídos por 4 obras publicadas entre 1983 e 2004, 21 anos, tempo de amadurecimento, maioridade, deixando de lado, em especial, os dedicados ao público infantojuvenil. Por outro lado, insinuam o projecto (in)confessado de um LivroBiblioteca, modelo textual ocidental com a Bíblia (O Livro dos Livros) em ponto de fuga, ideário denunciado por um imponderável alinhamento de títulos: O Livro dos Amantes, O Livro Branco da Melancolia, e, para as crianças, O Livro das Rimas Traquinas, O Livro das Boas-Noites, O Livro que Falava com o Vento e Outros Contos, O Livro das receitas malucas, O Livro de Ir à Índia, O Livro do Natal… O Livro dos Contos… é, pois, um livro de maravilhas, de emaravilhamento do leitor arrastado pelo inesperado e insólito de anúnciosindícios-títulos cuja ficção é sempre imprevisível, surpreendente, frustrando expectativas, driblando-as. A vertigem e o fascínio dominam-nos a leitura, crescentes, incontroláveis…

Outra novidade da Glaciar: Mudamos pelo que Fazemos, da autoria do Prof. Doutor Ivandro Soares Monteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário